Vitamina B9 – Ácido-5-metil-tetrahidrofolico
Deficiências nesta vitamina podem estar associadas a uma ingestão ou absorção inadequada deste nutriente, gravidez ou ao consumo de determinados medicamentos.
Por contribuir para o crescimento do tecido materno durante a gravidez, esta é uma vitamina fundamental à nossa saúde, desenvolvimento e bem-estar precocemente nas nossas vidas. Contudo, as suas funções não se ficam por aqui.
Além de contribuir para a síntese normal dos aminoácidos, para o processo de divisão celular e para a formação normal do sangue, também contribui para o normal metabolismo da homocisteína, para uma normal função psicológica, para a redução do cansaço e da fadiga e para o normal funcionamento do sistema imunitário.
Encontrado principalmente em vegetais de folha verde-escura, frutas, frutos secos, cereais, carne, marisco e ovos, o ácido fólico é uma forma das formas mais estáveis de vitamina B9 encontradas nos suplementos alimentares. Contudo, para que passe à forma ativa e possa desempenhar as suas funções corretamente no nosso organismo, tem de passar por um processo de redução, no interior das células, que o converta em tetrahidrofolato. O ácido-5-metil-tetrahidrofolico é por isso, atualmente, uma das formas de vitamina B9 mais procuradas. O facto de não necessitar de grandes metabolizações parece contribuir para que seja mais facilmente absorvido pelo nosso organismo.