Tomate
O Tomate é um fruto proveniente do tomateiro, uma planta perene nativa da América Central e do Sul, com ramos e hastes frágeis que se alastram e estendem entre 30 a 100cm de comprimento. Das hastes, nascem os seus frutos maioritariamente de cor avermelhada que podem pesar em média 100g. A sua utilização na alimentação teve origem no México.
Nutricionalmente, o Tomate é rico em licopeno, pigmento que lhe confere a cor, e contém uma elevada concentração das vitaminas A, B e C e de minerais como o cálcio e o fósforo.
O Licopeno é um composto natural, lipossolúvel, pertencente ao grupo dos carotenoides. Além de ser responsável por conferir uma cor avermelhada a vários alimentos, é precursor da vitamina A(1,2,3). No organismo, o licopeno é transportado na circulação sanguínea por lipoproteínas e armazenado preferencialmente no fígado.
Além do Tomate, o licopeno está presente na melancia, na papaia, nas uvas vermelhas e na goiaba.
Referências Bibliográficas
(1) Mozos I, Stoian D, Caraba A, Malainer C, Horbańczuk JO, Atanasov AG. Lycopene and Vascular Health. Front Pharmacol. 2018 May 23;9:521.
(2) Yang PM, Wu ZZ, Zhang YQ, Wung BS. Lycopene inhibits ICAM-1 expression and NF-κB activation by Nrf2-regulated cell redox state in human retinal pigment epithelial cells. Life Sci. 2016 Jun 15;155:94-101.
(3) Icel E, Icel A, Uçak T, Karakurt Y, Elpeze B, Keskin Çimen F, Süleyman H. The effects of lycopene on alloxan induced diabetic optic neuropathy. Cutan Ocul Toxicol. 2019 Mar;38(1):88-92.