Vitamina B5
A Vitamina B5, ou Ácido Pantoténico como também é conhecida, é uma vitamina hidrossolúvel envolvida em vários processos do organismo. Contribui para uma síntese e um metabolismo normais das hormonas esteróides, da Vitamina D e de alguns neurotransmissores1,2).
O Ácido Pantoténico contribui para o normal metabolismo produtor de energia, permitindo a redução do cansaço e da fadiga e para um desempenho mental normal(3). Por forma a garantir que estas funções sejam mantidas, é recomenda-se uma ingestão diária de 6mg desta vitamina.
As principais fontes alimentares da Vitamina B5 incluem os amendoins e a sua manteiga, as amêndoas, as sementes de girassol, as miudezas de algumas carnes (fígado e rins), o farelo de trigo e de arroz, os cogumelos, o ovo, o queijo, o salmão e a lagosta.
Referências Bibliográficas
(1) Kelly GS. Pantothenic acid. Monograph. Altern Med Rev. 2011 Sep;16(3):263-74.
(2) Tahiliani AG, Beinlich CJ. Pantothenic acid in health and disease. Vitam Horm. 1991;46:165-228.
(3) Xu J, Patassini S, Begley P, Church S, Waldvogel HJ, Faull RLM, Unwin RD, Cooper GJS. Cerebral deficiency of vitamin B5 (d-pantothenic acid; pantothenate) as a potentially-reversible cause of neurodegeneration and dementia in sporadic Alzheimer’s disease. Biochem Biophys Res Commun. 2020 Jun 30;527(3):676-681.