Tomate
O Tomate é um fruto proveniente do tomateiro, planta esta que se caracteriza por ser uma planta perene nativa da América Central e do Sul. É uma planta com ramos e hastes frágeis que se alastram e estendem entre 30 a 100cm de comprimento sobre o chão ou sobre outras plantas. Das hastes nascem o seus frutos maioritariamente de cor avermelhada que podem pesar em média 100g. A sua utilização na alimentação teve origem no México.
Nutricionalmente, o Tomate é rico em licopeno, pigmento que lhe confere a cor, e contém uma elevada concentração das vitaminas A, B e C e de minerais como o cálcio e o fósforo(1).
O Licopeno é um composto natural fitoquímico, pertencente ao grupo dos carotenóides, que confere uma cor avermelhada a vários alimentos e com potenciais efeitos benéficos para o o nosso corpo(1,2,3). No organismo, o licopeno é transportado na circulação sanguínea por lipoproteínas e armazenado preferencialmente no fígado.
Referências Bibliográficas
(1) Holzapfel NP, Holzapfel BM, Champ S, Feldthusen J, Clements J, Hutmacher DW. The potential role of lycopene for the prevention and therapy of prostate cancer: from molecular mechanisms to clinical evidence. Int J Mol Sci. 2013 Jul 12;14(7):14620-46.
(2) Rowles JL 3rd, Ranard KM, Smith JW, An R, Erdman JW Jr. Increased dietary and circulating lycopene are associated with reduced prostate cancer risk: a systematic review and meta-analysis. Prostate Cancer Prostatic Dis. 2017 Dec;20(4):361-377.
(3) Jiang LN, Liu YB, Li BH. Lycopene exerts anti-inflammatory effect to inhibit prostate cancer progression. Asian J Androl. 2018 Sep 7;21(1):80–5.