Vitamina B8
A Biotina é uma vitamina hidrossolúvel que desempenha uma papel importante em reações metabólicas críticas celulares, o que a torna essencial para a saúde, para o crescimento e para o desenvolvimento do ser humano(1).
Além dos efeitos benéficos no metabolismo energético através do metabolismo dos macronutrientes, a Biotina também contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso e da função psicológica(1), bem como para a manutenção de uma pele, cabelo(2,3) e mucosas normais(1). Para que estas funções não fiquem comprometidas, é recomendada uma ingestão diária de 50μg de Biotina.
As principais fontes alimentares desta vitamina são as a carne vermelha e as miúdezas como o fígado e os rins, o ovo, o leite, a soja, os cereais como o farelo de arroz e de trigo, a aveia e a cevada, as sementes de girassol, as lentilhas, os frutos secos que incluem as nozes e os amendoins, os vegetais como as ervilhas e a cenoura e, as frutas nomeadamente a laranja, o melão, a melancia, o abacaxi, a banana, o morango e o abacate.
Referências Bibliográficas
(1) Said HM. Biotin: biochemical, physiological and clinical aspects. Subcell Biochem. 2012;56:1-19.
(2) Almohanna HM, Ahmed AA, Tsatalis JP, Tosti A. The Role of Vitamins and Minerals in Hair Loss: A Review. Dermatol Ther (Heidelb). 2019 Mar;9(1):51-70.
(3) Thompson JM, Mirza MA, Park MK, Qureshi AA, Cho E. The Role of Micronutrients in Alopecia Areata: A Review. Am J Clin Dermatol. 2017 Oct;18(5):663-679.