Sulfato de Ferro Monohidratado
O Ferro é um micronutriente essencial e o mineral mais abundante dentro da matriz mitocondrial. Está envolvido no metabolismo energético, contribuindo assim para a redução do cansaço e da fadiga(1). É igualmente importante noutros processos do organismo(2), atuando a nível do transporte de oxigénio, do processo de divisão celular, da formação de glóbulos vermelhos e de hemoglobina, da função cognitiva e da função imune(3).
Para que estas funções não fiquem comprometidas, é recomendada uma ingestão diária de 14mg deste mineral, sendo que podem ser obtidas por meio da dieta ou da suplementação alimentar. A principais fontes de Ferro são as carnes vermelhas, vísceras, gema de ovo, leguminosas (feijão, lentilhas, ervilhas e grão), vegetais de folha verde (agrião, rúcula, espinafres, couve e brócolos), soja e tofu, frutos oleaginosos (amêndoas, avelãs, nozes e caju), e os cereais integrais especialmente os de trigo.
Referências Bibliográficas
(1) Ward DM, Cloonan SM. Mitochondrial Iron in Human Health and Disease. Annu Rev Physiol. 2019 Feb 10;81:453-482.
(2) Sato S. Iron deficiency: structural and microchemical changes in hair, nails, and skin. Semin Dermatol. 1991 Dec;10(4):313-9.
(3) McKay AKA, Pyne DB, Burke LM, Peeling P. Iron Metabolism: Interactions with Energy and Carbohydrate Availability. Nutrients. 2020 Nov 30;12(12):3692.