Vitamina C
A Vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel essencial a diversas funções e processos do organismo(1,2). Por não ser produzida no corpo humano, tem que ser obtida através da dieta, ou da suplementação. Está presente em grandes quantidades em alimentos cítricos, como a laranja, a toranja, a tangerina, a clementina, o limão e o kiwi, bem como noutras fontes como a acerola, os espinafres e os brócolos.
Além de contribuir para o normal metabolismo produtor de energia, permitindo a redução do cansaço e da fadiga(1), e de conferir proteção às células contra as oxidações indesejáveis, a vitamina C também contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário(2). Contribui para a regeneração da forma reduzida da vitamina E e para a normal formação de colagénio para funcionamento normal da pele, dos ossos, das cartilagens e dos vasos sanguíneos(4). Também contribui para o funcionamento do sistema nervoso e da função psicológica(3,4).
Para que estas funções não sejam comprometidas, é recomendada a ingestão diária de 80mg de Vitamina C.
Referências Bibliográficas
(1) Tardy AL, Pouteau E, Marquez D, Yilmaz C, Scholey A. Vitamins and Minerals for Energy, Fatigue and Cognition: A Narrative Review of the Biochemical and Clinical Evidence. Nutrients. 2020 Jan 16;12(1):228.
(2) Gulcin İ. Antioxidants and antioxidant methods: an updated overview. Arch Toxicol. 2020 Mar;94(3):651-715.
(3) Oudemans-van Straaten HM, Spoelstra-de Man AM, de Waard MC. Vitamin C revisited. Crit Care. 2014 Aug 6;18(4):460.
(4) Padayatty SJ, Levine M. Vitamin C: the known and the unknown and Goldilocks. Oral Dis. 2016 Sep;22(6):463-93.