Vitamina D3
A Vitamina D3, ou colecalciferol, é um composto lipossolúvel importante para o correto funcionamento do nosso organismo(1).
Contribui para a manutenção de ossos e dentes normais, está envolvida na absorção e na utilização do cálcio e do fósforo(1,2,3), intercede nos níveis de cálcio no sangue, permite o normal funcionamento muscular e interfere nos processos de divisão celular(3,4). Nutricionalmente, alega-se que a Vitamina D contribui também para o normal funcionamento sistema imunitário(2,3,4) e, por forma a garantir estas funções benéficas ao organismo, é recomendada a sua ingestão diária em quantidades de 5μg.
Apesar de naturalmente sintetizada pelo corpo humano, num mecanismo que exige a exposição à luz solar, o estilo de vida atual, tem levado a que grande parte da população apresente níveis muito reduzidos de Vitamina D3. A solução pode passar pela toma suplementação, sem nunca esquecer os alimentos que também são fonte desta vitamina.
A vitamina D pode ser encontrada, naturalmente, em alimentos de origem animal ou vegetal. Os alimentos com maior concentração deste composto são os ovos, maioritariamente a gema, os produtos lácteos como o leite, o queijo e a manteiga, os óleos de peixe, nomeadamente provenientes do fígado, os peixes gordos como a sardinha, a cavalinha, o arenque, o salmão e o atum, os cereais, as leveduras e os cogumelos(1).
Referências Bibliográficas
(1) Carlberg C. Nutrigenomics of Vitamin D. Nutrients. 2019 Mar 21;11(3):676.
(2) Szymczak I, Pawliczak R. The Active Metabolite of Vitamin D3 as a Potential Immunomodulator. Scand J Immunol. 2016 Feb;83(2):83-91.
(3) Baeke F, Takiishi T, Korf H, Gysemans C, Mathieu C. Vitamin D: modulator of the immune system. Curr Opin Pharmacol. 2010 Aug;10(4):482-96.
(4) Bellan M, Andreoli L, Mele C, Sainaghi PP, Rigamonti C, Piantoni S, De Benedittis C, Aimaretti G, Pirisi M, Marzullo P. Pathophysiological Role and Therapeutic Implications of Vitamin D in Autoimmunity: Focus on Chronic Autoimmune Diseases. Nutrients. 2020 Mar 17;12(3):789.