Selenometionina
A Selenometionina é o maior composto orgânico que contém selénio, estando este ligado à metionina, um aminoácido essencial. É um produto natural com atividades benéficas ao organismo(1). É também sob a forma de selenometionina que é encontrada a maior parte de selénio nos alimentos, como no trigo e noutros cereais.
O Selénio é um mineral importante em vários processos metabólicos do organismo, estando envolvido no normal funcionamento do sistema imunitário e da tiróide. Além de contribuir para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis, também contribui para a normal espermatogénese(2,3). Para que estas funções não fiquem comprometidas, é recomendada uma ingestão diária de 55μg de Selénio.
As principais fontes de Selénio são as castanhas do Brasil, os cereais momeadamente os integrais, as carnes de vaca e de aves e alguns peixes como o atum e o bacalhau.
Referências Bibliográficas
(1) Zhao H, Brooks JD. Selenomethionine induced transcriptional programs in human prostate cancer cells. J Urol. 2007 Feb;177(2):743-50.
(2) Sabichi AL, Lee JJ, Taylor RJ, Thompson IM, Miles BJ, Tangen CM, Minasian LM, Pisters LL, Caton JR, Basler JW, Lerner SP, Menter DG, Marshall JR, Crawford ED, Lippman SM. Selenium accumulation in prostate tissue during a randomized, controlled short-term trial of l-selenomethionine: a Southwest Oncology Group Study. Clin Cancer Res. 2006 Apr 1;12(7 Pt 1):2178-84.
(3) Karunasinghe N, Ng L, Wang A, Vaidyanathan V, Zhu S, Ferguson LR. Selenium Supplementation and Prostate Health in a New Zealand Cohort. Nutrients. 2019 Dec 18;12(1):2.