O PROCESSO DIGESTIVO
O processo digestivo inicia-se na boca, termina no ânus e tem como principal objetivo o processamento de substâncias complexas, convertendo-as em partículas de menores dimensões mais facilmente absorvíveis pelo organismo. Dele, fazem parte a faringe, o estomago, o intestino (grosso e delgado) e uma série de estruturas como os dentes, a língua e diversas glândulas (salivares, estomacais, vesícula biliar, fígado e pâncreas) que, em conjunto, contribuem para uma correta digestão dos alimentos.
A digestão inicia-se na boca através do processo de mastigação. É nesta fase que os alimentos são convertidos em partículas de menores dimensões, para que sejam mais facilmente deglutidos, e as enzimas começam o seu papel no processo digestivo através da ação da amílase presente na saliva. Aqui inicia-se a degradação dos açúcares complexos (ex: amido), convertendo-os em unidades mais simples. O processo continua no estomago, onde está sujeito à ação de enzimas como a lípase e termina no intestino delgado, onde os hidratos de carbono, lípidos e proteínas parcialmente digeridos são quebrados pelas suas respetivas enzimas digestivas em monossacáridos, ácidos gordos e ácidos gordos respetivamente.
Uma digestão inapropriada, resultante de uma falta ou de uma ineficácia de uma ou mais enzimas digestivas pode conduzir a uma série de desordens digestivas que podem afetar o bem-estar e a qualidade de vida de qualquer um.
A IMPORTÂNCIA DAS ENZIMAS DIGESTIVAS
Já Hipócrates dizia “Somos o que comemos”.
O sistema digestivo tem um papel muito importante na saúde do nosso organismo e na forma como nos sentimos no dia a dia. Dele fazem parte a boca, a faringe, o esófago, o estomago, o intestino delgado e grosso, o ânus e os seus anexos (pâncreas, fígado e vesícula biliar). A degradação dos alimentos que ingerimos, em moléculas pequenas, mais facilmente absorvíveis pelas células, que serão posteriormente utilizadas pelo organismo de forma a suprir as suas necessidades, é feita ao longo do Sistema digestivo.
Alterações no seu funcionamento podem resultar em desequilíbrios nutricionais com repercussões no normal funcionamento do nosso organismo.
Os alimentos, em geral, têm uma composição nutricional equilibrada, sendo fonte natural de vitaminas, minerais, fibras, hidratos de carbono, proteínas e gorduras, todos eles elementos fundamentais para uma boa saúde e correto funcionamento do corpo. Para que sejam facilmente absorvíveis e utilizáveis, é necessário convertê-los em moléculas de menores dimensões, num processo normalmente catalisado por enzimas.
Na verdade, as enzimas catalisam todos os aspetos do metabolismo celular sendo que, grande parte dos processos biológicos que ocorrem nos organismos vivos são reações químicas, na sua grande maioria, reguladas por elas. Atuam como catalisadores de reações químicas, regulando a velocidade das mesmas e a conversão de um conjunto de substratos em produtos específicos.
Para algumas pessoas, o envelhecimento faz-se acompanhar por uma menor capacidade do organismo em produzir enzimas pancreáticas como a lípase e a amílase, e outras, com um papel importante na digestão dos macronutrientes (Lípidos, Hidratos de Carbono e Proteínas). Como consequência podem começar a surgir problemas digestivos que poderão conduzir a estados de má absorção nutricional.
Nestes casos, a solução poderá passar pela toma de um suplemento enzimático.
As enzimas presentes no Newfood® Enzyme Complex são todas de origem vegetal e resultantes de processos de fermentação natural.
Newfood® Enzyme Complex é um complexo enzimático único, composto por 4 enzimas específicas: α-amilase (enzima que digere os amidos), protéase (enzima que digere proteínas), lípase (enzima que digere gorduras) e β-D-galactosidase (hidroliza β-galactosídeos em monossacarídeos), que contribui para o processo digestivo das macromoléculas.
Relativamente às suas origens? O segredo está desvendado na tabela abaixo:
Enzymes | Source |
α-Amylase | Aspergillus oryzae |
Neutral Protease | Bacillus licheniformis |
β-D-galactosidase | Aspergillus oryzae |
Lipase | Rhizopus oryzae |
COMO O NEWFOOD® ENZYME COMPLEX POTENCÍA O EFEITO TERAPÊUTICO DOS NOSSOS SUPLEMENTOS?
As enzimas são parte fundamental de qualquer reação química do nosso organismo. Facilitam o processo digestivo e, com isso, melhoram a absorção dos nutrientes. São fundamentais para o processo digestivo, convertendo nutrientes de grandes dimensões (ex: Hidratos de Carbono, Lípidos e Proteínas) em moléculas de tamanho menor, mais facilmente absorvíveis pelo organismo.
A deficiência enzimática pode afetar a nossa saúde!
Fatores naturais, como o envelhecimento, ou disfunções em alguns órgãos específicos, pode levar a uma diminuição dos níveis de enzimas no nosso organismo. Como consequência, podem surgir dificuldades na absorção dos nutrientes.
Os suplementos de enzimas digestivas podem ser uma opção fácil e eficaz para compensar os baixos níveis e melhorar a absorção.