Vitamina C
A Vitamina C é uma vitamina essencial hidrossolúvel necessária a diversas funções e processos do organismo(1). Por não ser produzida no corpo humano, tem que ser obtida através da dieta(2). Podemos encontrá-la, em grandes quantidades, em alimentos cítricos, como a laranja, a toranja, a tangerina, a clementina, o limão e o kiwi, bem como noutras fontes como a acerola, os espinafres e os brócolos.
A Vitamina C contribui para a normal formação de colagénio, o que permite o funcionamento regular de diversas estruturas do nosso organismo(2), nomeadamente da pele, dos ossos e das cartilagens. Também contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário, confere proteção das células contra as oxidações indesejáveis, atuando a nível dos radicais livres(3,4). Além destas atividades promotoras de efeitos benéficos ao ser humano, a vitamina C também contribui para o normal metabolismo produtor de energia, reduzindo assim o cansaço e a fadiga, e para o funcionamento do sistema nervoso e da função psicológica(1,2). Para que estas funções não sejam comprometidas, é recomendada a ingestão diária de 80mg de Vitamina C.
Referências Bibliográficas
(1) Oudemans-van Straaten HM, Spoelstra-de Man AM, de Waard MC. Vitamin C revisited. Crit Care. 2014 Aug 6;18(4):460.
(2) Padayatty SJ, Levine M. Vitamin C: the known and the unknown and Goldilocks. Oral Dis. 2016 Sep;22(6):463-93.
(3) Carr AC, Maggini S. Vitamin C and Immune Function. Nutrients. 2017 Nov 3;9(11):1211.
(4) Wintergerst ES, Maggini S, Hornig DH. Immune-enhancing role of vitamin C and zinc and effect on clinical conditions. Ann Nutr Metab. 2006;50(2):85-94.