Óxido de Zinco
O Zinco é um mineral essencial à vida por estar envolvido em vários processos no organismo. É um regulador das vias de sinalização celular, funciona como antioxidante, sendo coadjuvante na proteção das células contra as oxidações indesejáveis, e participa na manutenção da estabilidade genómica, contribuindo para a síntese normal do ADN(1). Intervém no metabolismo dos macronutrientes, como as proteínas e os hidratos de carbono, e intercede também no normal funcionamento do sistema imunitário e na função cognitiva(2).
Nutricionalmente, é alegado que o Zinco contribui para a fertilidade e reprodução normais e para a manutenção de níveis normais de testosterona no sangue(1,2). Para que estas funções não sejam comprometidas, é recomendada uma ingestão diária de 10mg de Zinco.
O Zinco pode ser encontrado em alimentos como as ostras, os mariscos, as carnes vermelhas e as de aves, as favas, o feijão, as nozes e outros frutos secos e em produtos lácteos.
Referências Bibliográficas
(1) o PK, Do MH, Cho JH, Jung C. Growth Modulatory Role of Zinc in Prostate Cancer and Application to Cancer Therapeutics. Int J Mol Sci. 2020 Apr 23;21(8):2991.
(2) Li D, Stovall DB, Wang W, Sui G. Advances of Zinc Signaling Studies in Prostate Cancer. Int J Mol Sci. 2020 Jan 19;21(2):667.