Se o colesterol é uma gordura essencial ao normal funcionamento do nosso organismo, então porque é que é considerado um fator de risco para a nossa saúde?
Essencial para a produção de hormonas e para a digestão de gorduras, o colesterol é uma substância gordurosa produzida endogenamente ao nível do fígado.
O nosso organismo parece ter a capacidade de produzir todo o colesterol que necessita, contudo, muitos dos alimentos que ingerimos no nosso dia a dia contêm gorduras que acabam por contribuir para que os seus níveis aumentem. Como tal, os especialistas recomendam moderação no consumo de alimentos ricos em gordura. Porquê?
Quando presente em excesso (colesterol total≥190mg/dl) no sangue, o colesterol tem tendência a depositar-se nas paredes das artérias criando placas que diminuem e dificultam o fluxo de sangue para todos os órgãos, tecidos e células do corpo. Nestes casos, o risco de enfarte e AVC aumenta significativamente.
A adoção de hábitos de vida saudáveis é fundamental para a manutenção do colesterol em níveis considerados saudáveis, contudo, quando insuficientes, suplementar pode ser uma opção.
Aqui ficam algumas dicas que poderão contribuir para que o desafio de cuidar do colesterol seja bem-sucedido:
- Limite o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas
Alimentos com um maior teor de gorduras saturadas são, normalmente, ricos em colesterol.
- Aumente o consumo de fibras no seu dia a dia
As fibras são muitas vezes recomendadas pelos nutricionistas com o objetivo de ajudar a regular os níveis de gordura e de açúcar no sangue.
- Cuide do seu peso
O excesso de peso e de gordura corporal afeta a forma como o nosso organismo utiliza o colesterol. Estudos mostram a existência de uma relação entre obesidade e colesterol e um risco aumentado de enfarte ou AVC.
- Pratique exercício físico
A prática de exercício físico pode ajudar a manter o peso saudável, reduzir a gordura corporal e a regular os níveis de colesterol r de tensão arterial.
- Não fume
O cigarro danifica as veias, acelera o endurecimento das artérias e aumenta significativamente o risco de doença cardíaca.
- Limite o consumo de álcool
O consumo excessivo de álcool pode contribuir para o aumento dos níveis de colesterol e de triglicéridos.
- Suplemente-se
Suplementos à base de ácidos gordos ómega-3, levedura do arroz vermelho fermentado, policonasol e com fitoesterois vegetais estão entre os suplementos mais utilizados.
- Aconselhe-se com um especialista
A Newfood dispõe de uma equipa devidamente formada que poderá dar-lhe uma ajuda no sentido de recomendar-lhe as medidas a adotar e os suplementos mais adequados ao seu tipo de necessidade.
Cuide de si, ligue-se anos!