É das sementes da planta Borago officinalis, uma planta herbácea anual pertencente à família Boraginaceae, que se extrai o óleo de borragem.
Este óleo apresenta na sua composição triacilglicerol composto por ácidos gordos, tocoferóis, flavonóides, fosfolípidos, esteróis, ácidos gordos livres e mono e diacilgliceróis, sendo que grande parte destes componentes desempenha funções antioxidantes. O seu elevado teor em GLA – Ácido-linoléico – (entre 20 e 25%) tem despertado especial interesse na comunidade científica.
Pertencente ao grupo dos ácidos gordos essencias ómega 6, o GLA, apresenta propriedades anti-inflamatórias que parecem contribuir para retardar a sintomatologia do envelhecimento natural.
Vários estudos evidenciam a utilização do Óleo de Borragem na redução do stress oxidativo induzido pela exposição à radiação, no tratamento da dermatite atópica, do eczema e do acne.
Num estudo foi simulada uma irritação na pele onde a suplementação com Óleo de Borragem melhorou a vermelhidão, diminuiu o fluxo sanguíneo na área, aumentou a hidratação da pele, diminuiu a perda de água transepidermal e diminuiu a aspereza e a escamação da pele.