Originária da Ásia e amplamente utilizada na culinária para dar cor e sabor aos pratos, a curcuma é uma especiaria cada vez mais encontrada nos suplementos alimentares.
O que se sabe sobre a curcuma e o que tem de especial?
Parente próximo do gengibre, a curcuma viu a sua popularidade crescer nos últimos tempos tanto na área alimentar como na área da suplementação e como resultado, despertou o interesse da comunidade científica que tenta perceber o que tem de tão especial na curcuma.
Aquilo que a grande maioria dos estudos científicos nos diz é que a curcuma é rica em fitonutrientes que parecem contribuir para a neutralização dos radicais livres no organismo (resultantes, por exemplo, da poluição ou da luz solar), protegendo as células de danos.
Utilizada há milhares de anos nas medicinas Ayurveda e Chinesa, para tratar afeções digestivas, articulares e da pele, a curcuma tornou-se popular na área da suplementação.
A suplementação com curcuma é extremamente interessante em situações em que se pretende alcançar um objetivo específico em termos de bem-estar dado que que os componentes ativos se encontram mais disponíveis do que no alimento, por si só.
O principal componente ativo, e principal responsável pelos efeitos benéficos da curcuma, é um composto polifenólico natural de seu nome curcumina ao qual são atribuídas características antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias. Apesar dos seus múltiplos benefícios para o bem-estar, a curcumina é dificilmente absorvida pelo nosso organismo.
O que fazer?
A ciência sugere a associação da pimenta preta com a curcuma.
Porquê?
A pimenta preta é uma fonte natural de piperina, uma substância que, segundo estudos científicos, aumenta a absorção da curcumina em 2.000%. É por isso que os melhores suplementos de curcumina contêm piperina.
O objetivo desta junção?
Torná-los substancialmente mais eficazes.
Suplemento Newfood à base de Curcuma e Pimenta Preta:
Suplemento Alimentar TURMERIC +BLACK PEPPER – Newfood® Innovation Labs
Cuide de si, ligue-se a nós!