Começamos a envelhecer no momento em que nascemos.
Primeiro contam-se as horas, depois os dias, os meses e quando já são muitos, contam-se os anos. A verdade é que a cada hora, a cada dia, a cada mês e a cada ano que passa, o nosso organismo passa por um conjunto de alterações que, na grande maioria das vezes, não só afetam a forma como funciona, como também, mudam o aspeto da nossa pele, do nosso cabelo e das nossas unhas.
A este passar do tempo damos o nome de envelhecimento, um processo natural e inevitável que transpõem para a nossa pele, para o cabelo e para as unhas os sinais do caminho percorrido.
Do ponto de vista fisiológico, o envelhecimento está associado à perda de tecido fibroso, muito por conta da diminuição da capacidade de produção de colagénio pelo organismo, a uma diminuição na taxa de renovação celular e a uma redução da rede vascular. Contudo, as alterações não se ficam por aqui.
Sabia que com o envelhecimento, a função de barreira da pele também fica prejudicada?
Dependente de fatores genéticos e do estilo de vida adotado, o envelhecimento faz-se acompanhar por uma redução do número de ceramidas na pele. O resultado é uma pele menos hidratada, mais exposta e sensível ao ataque de possíveis agentes agressores.
Estima-se que, até a meia-idade, ocorra uma diminuição de cerca de 50% das funções fisiológicas normais da pele.
De entre todos os órgãos presentes no nosso organismo, a pele é a que mais reflete os efeitos da passagem do tempo. A genética tem um papel importante em todo este processo, contudo, as nossas escolhas também o têm.
Existe uma relação direta entre a saúde da nossa pele, cabelo e unhas, e os nossos hábitos alimentares e estilo de vida. Hoje em dia sabemos que fatores como a exposição excessiva à radiação ultravioleta, uma alimentação rica em gorduras e açúcares e pobre em vitaminas e minerais, o tabagismo, o álcool e a poluição, aceleram os ponteiros do relógio fazendo com que os sinais próprios do envelhecimento sejam visíveis mais cedo e mais marcadamente do que o desejado.
Felizmente a investigação científica e a natureza estão do nosso lado e apesar de ainda não ser conhecido o elixir da juventude eterna, a verdade é que temos na natureza uma série de elementos que podem ajudar-nos a minimizar os sinais do tempo. Aqui entram os suplementos alimentares que, quando combinados com um estilo de vida saudável, podem contribuir para fornecer ao nosso organismo possíveis elementos que estejam em falta.
Vitamina C
A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel com um papel importante na biossíntese do colagénio. Contribui igualmente para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis e para o normal funcionamento do sistema imunitário. Não temos a capacidade de produzi-la endogenamente e por isso deve ser obtida através da dieta ou da toma de suplementos alimentares que contenham vitamina C na sua composição. Recomenda-se a ingestão de 80mg de Vitamina C, por dia, para que não haja comprometimento das suas funções.
Bambu
O bambu é uma das principais fontes naturais de silício, um elemento constituinte dos complexos de proteínas e glicosaminoglicanos, com uma grande função estrutural dado que está integralmente ligado aos tecidos conectivos e seus componentes. Os suplementos de bambu são tradicionalmente utilizados com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do cabelo e das unhas.
Zinco
O Zinco é um mineral com funções muito importantes no organismo. Além de contribuir para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis, também contribui para a manutenção de um cabelo, pele e unhas normais.
Resveratrol
O Resveratrol é um polifenol, de ocorrência natural em muitas plantas, com múltiplos benefícios para a saúde. Vários estudos têm atribuído um papel interessante no combate ao envelhecimento.
Uvas vermelhas, mirtilos, hibisco e amendoins são alguns dos alimentos onde podemos encontrar resveratrol.
Selénio
O selénio é um mineral fundamental ao correto funcionamento do organismo. Além de contribuir para o normal funcionamento do sistema imunitário, também contribui para o normal funcionamento da tiroide e para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis. Tem um papel importante na promoção de uma normal espermatogénese e na manutenção de um cabelo e unhas normais.
Biotina
Além de contribuir para o normal metabolismo produtor de energia, para o normal funcionamento do sistema nervoso e para uma normal função psicológica, a Biotina também contribui para o normal metabolismo dos macronutrientes e para cabelo, mucosas e pele normais.
Cobre
O cobre é um elemento que contribui para a normal pigmentação do cabelo e da pele e para a manutenção de tecidos conjuntivos normais. Também contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis, para o normal funcionamento do sistema nervoso, para o normal metabolismo produtor de energia, para o normal funcionamento do sistema imunitário e para o transporte normal de ferro no organismo.
Colagénio hidrolisado
O colágeno compõe a maior classe de proteínas fibrosas insolúveis encontradas na matriz extracelular e nos tecidos conectivos. As suas moléculas podem ser comparadas a um bastão, pequeno e rígido, que resulta do entrelaçamento de três cadeias polipeptídicas que lhe conferem características de rigidez, solidez e estabilidade.
A integridade estrutural da pele é mantida essencialmente pela presença de colágeno, por ser a principal proteína fibrosa presente no tecido conjuntivo e na matriz extracelular dérmica.
Lipowheat
Lipowheat® é uma fonte natural de fitoceramidas vegetais, extraídas do grão de trigo, que têm a capacidade de repor os níveis de ceramidas naturais da epiderme.
Para combater o envelhecimento da melhor forma possível experimente o novo suplemento alimentar Newfood® Antienvelhecimento BEAUTY SUPPORT. Cuide da sua Saúde!
Pode adquirir os nossos suplementos alimentares inteligentes comodamente na nossa loja online e usufruir de todas as vantagens que preparámos especialmente para si.
Tem dúvidas sobre os suplementos alimentares Newfood®? Quer saber mais sobre como melhorar a sua saúde e sentir-se melhor no dia a dia?
Envie um e-mail para info@newfood.pt e os nossos especialistas terão todo o prazer em ajudar. Se necessário, podem até aconselhar um dos profissionais de saúde que compõem a nossa rede exclusiva de parceiros.
Conhece um amigo ou amiga a quem este artigo pode ajudar?
Muito simples, basta partilhar.