O glucomanano é uma fibra dietética obtida a partir da planta Amorphophallus konjac, um membro da família Araceae, frequentemente encontrado no Este asiático.
Com uma estrutura química, composta essencialmente por moléculas de manose e de glucose unidas através de ligações glicosídicas, o glucomanano tem uma elevada capacidade de retenção de água, formando soluções altamente viscosas quando em contacto com a água. Por isso, recomenda-se que o seu consumo seja sempre acompanhado por grandes quantidades de água.
Esta sua característica acaba por conferir-lhe características altamente interessantes no controlo do apetite e tratamento da obesidade.
Vários estudos comprovam a sua eficácia, não apenas como coadjuvante no tratamento da obesidade, mas também como regulador intestinal (contribui para um aumento do volume fecal) e agente hipocolesterolémico e hipoglicémico. A estas características pode ser adicionado o seu efeito retardador do esvaziamento gástrico, retardando a entrega de glucose na mucosa intestinal.