O Iodato de Potássio é a principal fonte de iodo presente nos suplementos alimentares.
O Iodo é um oligoelemento essencial ao normal funcionamento do organismo. É absorvido pelo trato gastrointestinal e, uma vez na circulação, é captado pela tiroide e excretado pelos rins através da urina. Na tiroide, está envolvido na produção das hormonas tiroideias (tiroxina e triiodotironina). A deficiência de Iodo é a principal causa de diversas doenças da tiroide (principalmente o hipotiroidismo) e do bócio, na infância está também associado a atrasos mentais e físicos.
Além de contribuir para a produção normal das hormonas tiroideias e para o normal funcionamento da tiroide, o Iodo também contribui para uma normal função cognitiva e do sistema nervoso, para a manutenção de uma pele normal e para o metabolismo produtor de energia.
Para que estas funções não fiquem comprometidas, é recomendada uma ingestão diária de 150μg de Iodo que, além da suplementação, pode ser obtido através do sal iodado, algas (clorela, spirulina e alga kelp), peixe (atum, cavala, bacalhau fresco e sardinha), marisco e crustáceos (ostras, camarão e mexilhão), ovos, leite e derivados.