O termo antioxidante é utilizado para classificar um conjunto de substâncias, presentes em alguns alimentos e suplementos alimentares, que contribuem para proteger as células do dano causado pelos radicais livres.
Naturalmente presentes numa série de alimentos, principalmente nas frutas e nos vegetais, os antioxidantes também podem ser encontrados numa série de suplementos que têm como função principal contribuir para a proteção celular.
Quais os antioxidantes mais procurados na área da suplementação? Hoje apresentamos-lhe 7! E o melhor é que estão todos disponíveis no nosso site. Nunca foi tão fácil cuidar de si!
Betacaroteno
Facilmente encontrado nas cenouras, o Betacaroteno é o principal carotenoide responsável pela coloração cor de laranja deste vegetal. É um precursor natural de vitamina A no nosso organismo, o que quer dizer que, de forma indireta, acaba por contribuir para a manutenção dos níveis de vitamina A no nosso organismo e para que, consequentemente, não haja um comprometimento das suas funções. A Vitamina A, além de contribuir para a manutenção de uma visão, pele e mucosas normais, também contribui para o normal metabolismo do ferro, para o normal funcionamento do sistema imunitário e para o processo de diferenciação celular. Além do mais, muitos são os estudos que nos dão conta da sua capacidade de contribuir para a proteção celular, atribuindo-lhe por isso características antioxidantes.
Luteína e Zeaxantina
A luteína e a Zeaxantina pertencem a uma classe de carotenoides naturalmente encontrados nas couves, nos espinafres e em plantas como a Calendula officinalis L. Estudos realizados têm-lhes atribuído características antioxidantes que contribuem para a proteção das células dos danos oxidativos. Contudo os seus benefícios não parecem ficar-se por aqui dado que tudo indica para que tenham a capacidade de filtrar a luz de alta intensidade, da região azul do espetro, proveniente essencialmente dos ecrãs aos quais estamos expostos ao longo dos dias e que é nociva para os olhos contribuindo, desta forma, para promover a saúde ocular. Como o nosso organismo não tem a capacidade de produzir estes carotenoides, a melhor forma é tentar incluir alimentos que o contenham ou obtê-los através da suplementação.
Zinco
O zinco é um mineral facilmente encontrado em alimentos como as carnes vermelhas e de aves, o feijão, as nozes, o marisco, os cereais, as sementes de abóbora, os ovos e os laticínios, entre outros. Uma dieta pobre neste tipo de alimentos pode resultar numa maior predisposição para vir a apresentar deficiência neste mineral e colocar em causa o correto funcionamento do nosso organismo. Além de contribuir para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis, o Zinco também contribui para uma normal função cognitiva, para a síntese normal do ADN, para uma fertilidade e reprodução normais, para o metabolismo dos macronutrientes (lípidos, hidratos de carbono e proteínas), para o normal metabolismo da vitamina A e para a manutenção de ossos, cabelo, pele e unhas normais. É também uma peça importante para o normal funcionamento do sistema imunitário, para o processo de divisão celular, para a manutenção de níveis normais de testosterona no sangue e para a manutenção de uma visão normal.
Selénio
Naturalmente encontrado no solo e na água, mas também presente em alimentos, como a castanha do Brasil, o feijão e o ovo, o selénio é um mineral fundamental ao nosso organismo. Porquê?
Além da sua ação antioxidante que contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis, o selénio é também um elemento fundamental ao correto funcionamento da tiroide e do sistema imunitário. Além do mais, também contribui para a normal espermatogénese e para a manutenção de cabelo e unhas normais.
Vitamina C
As características antioxidantes da vitamina C têm-na colocado no centro dos cuidados antienvelhecimento e não só. É que além de contribuir para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis, esta vitamina também é fundamental para a normal formação de colagénio para funcionamento normal dos ossos, dos vasos sanguíneos, das cartilagens, das gengivas, da pele e dos dentes. Além do mais, também contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso, para a função psicológica, para a redução do cansaço e da fadiga e como não poderíamos deixar de referir, para o normal funcionamento do sistema imunitário.
Vitamina E
É impossível falar de antioxidantes sem referir a vitamina E. é sem sobra de dúvidas uma das vitaminas mais procuradas quando o objetivo é contribuir para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis. Naturalmente presente em alguns frutos e sementes, a vitamina E pode ser encontrada nas sementes de abóbora e de girassol, nas amêndoas e nas nozes, no gérmen de trigo, no kiwi, no abacate, nos espinafres, nos brócolos, no azeite, na gema do ovo e numa vasta variedade de suplementos alimentares.
Cuide de si, ligue-se a nós!