É na Pérola do Atlântico, em pleno Oceano Atlântico, que vamos encontrar algumas das mais belas paisagens que Portugal tem para oferecer. Com um clima agradável, e temperaturas amenas, ao longo de todo o ano, a Ilha da Madeira é conhecida não só pelas suas águas limpas e profundas, como também pela beleza dos seus caminhos.
Ganhou o nome de Pérola do Atlântico e é um verdadeiro tesouro nacional. Mar, sol e natureza são três dos seus “ex-libris” mas os seus encantos não se ficam por aqui. Afinal de contas, a apenas 30/40 minutos de praias, únicas e características, podem ser encontrados alguns dos mais belos trilhos do Mundo.
Primordialmente contruídos nas escarpas das montanhas, pela força dos braços, os percursos pedonais que hoje podemos trilhar, por entre quedas de água e no meio da Floresta Laurissilva (Património Mundial da Humanidade), são motivo de muitas visitas à Ilha. Construídas como intuito de fazer chegar água aos terrenos e habitações, as levadas, como são popularmente designados estes caminhos são hoje percorridas por muitos turistas e locais que se deslocam até às lindas serras da Ilha com o intuito de beneficiar do ar puro, aliando a prática de exercício físico à contemplação da natureza.
Nem todos estes percursos são de fácil execução e por isso, há que estudar bem o caminho e escolher bem o calçado que vai utilizar. Mas os seus cuidados não se devem ficar por aqui. Tão importante quanto conhecer o trilho, cuidar da roupa e do calçado que vai utilizar, quando for fazer uma levada, tente informar-se do grau de dificuldade da mesma. Algumas delas exigem mais do ponto de vista físico e por isso, ossos, músculos e articulações devem estar em ótimas condições.
Ossos, articulações e músculos são os principais elementos do Sistema Locomotor. Alterações na sua composição e, ou, estrutura podem resultar em situações limitantes e dolorosas que, em muito, podem afetar a qualidade de vida.
Para evitar que tal aconteça, nada melhor do que prevenir. Como?
A prática de bons hábitos físicos desde tenra idade, associada a uma boa alimentação ou, até mesmo, à toma de determinados suplementos pode fazer toda a diferença na hora de cuidar da saúde dos ossos, dos músculos e das articulações.
Hoje em dia, podemos encontrar no mercado, uma vasta gama de suplementos alimentares, todos eles, com o intuito de promover ou contribuir para uma boa saúde dos ossos e das cartilagens que compõem as articulações. O segredo está em saber escolhê-los e é aí que queremos ajudar.
Suplementos há muitos, mas, será que têm os elementos-chave para que cuide do seu esqueleto e anexos de forma segura e eficaz? Vamos lá ver os elementos que deve privilegiar quando o assunto é cuidar das cartilagens, dos ossos e dos músculos:
Vitamina C
Esta vitamina amplamente encontrada nos alimentos cítricos e frequentemente associada ao fortalecimento do sistema imunitário tem, afinal, muito mais funções do que pensávamos. Sabia, por exemplo, que a vitamina C contribui para a normal formação de colagénio?
O colagénio é uma proteína integrante da cartilagem e de vários tecidos no nosso organismo, sendo fundamental para o normal funcionamento dos ossos e das cartilagens que compõem as articulações.
Uma vitamina que não deve faltar para garantirmos um corpo fortalecido!
Cobre
O cobre é um mineral com funções muito importantes no nosso organismo. Além de contribuir para a manutenção dos tecidos conjuntivos normais, também contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário e para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis.
Qual a sua importância para o aparelho locomotor?
O tecido cartilaginoso é um tipo especializado de tecido conjuntivo. Com uma consistência rígida, este tecido, tem como principal função revestir as articulações e sustentar os tecidos moles como tal, na hora de escolher um suplemento que cuide das suas articulações, procure por um que contenha cobre na sua composição. As articulações agradecem e o seu corpo também!
Manganês
Outro mineral que deve ter em consideração quando o objetivo é dar uma atenção especial aos ossos e articulares é o manganês.
Porquê?
Além de contribuir para a manutenção de ossos normais, o manganês também contribui para a normal formação dos tecidos conjuntivos, elementos importantes do revestimento das articulações.
Glucosamina e Condroitina
Glucosamina e condroitina andam sempre de mãos dadas sendo muito raro encontrarmos uma sem a outra. São componentes estruturais das nossas cartilagens e estão naturalmente presentes no nosso organismo. Contudo, por vezes, alterações na capacidade de produção do organismo ou um desgaste superior à capacidade de produção podem conduzir desenvolvimento de problemas articulares. Nestas alturas, a solução poderá passar por um suplemento que complemente elementos importantes tal como a Vitamina C, o cobre e o manganês à Glucosamina e à Condroitina.
Unha do diabo
Uma das principais queixas de quem apresenta problemas articulares são as dores que advêm de possíveis processos inflamatórios que estejam associados.
Com um nome muito invulgar que se prende com o seu aspeto, a unha do diabo é uma planta nativa do continente africano. O seu teor em glicosídeos terpenóides, dos quais se destacam o harpagosídeo, parece conferir-lhe características anti-inflamatórias interessantes para o combate de problemas articulares.
Agora sim, pode marcar a sua viagem e ir fazer a sua caminhada por alguns dos mais belos trilhos do nosso Portugal.
Conheça o nosso suplemento alimentar Arthro Support.
Cuide de si e da sua saúde!
Em caso de dúvida consulte um profissional de saúde.