Composto por cerca de 206 ossos, o esqueleto humano adulto confere sustentação ao organismo e protege órgãos vitais à nossa existência. Cuidar da sua saúde é contribuir para o nosso bem-estar!
Caracterizado pela sua rigidez e dureza, o tecido ósseo apresenta como característica mais marcante a sua capacidade de resistência, que parece dever-se à sua matriz extracelular rica em iões de cálcio e fosfato e fibras de colagénio, entre outros elementos.
Os ossos passam por um processo contínuo de remodelação num processo fundamental à saúde e integridade do esqueleto.
Se por um lado, durante a infância e adolescência, este processo ocorre de forma relativamente rápida, a verdade é que depois dos 30 anos esse processo tende a mudar, tornando-se mais lento e menos eficiente. O resultado? Diminuição da estrutura óssea.
Nas mulheres, a perda óssea ocorre de forma mais rápida do que nos homens, principalmente após a menopausa, podendo mesmo resultar no desenvolvimento de osteoporose, uma condição caracterizada por uma baixa densidade mineral que aumenta o risco de fraturas. Contudo, algumas medidas podem contribuir para a manutenção do bem-estar ósseo e a suplementação é uma delas. Que vitaminas e minerais não devem faltar na hora de cuidar do bem-estar dos seus ossos?
Aqui ficam as nossas sugestões:
Vitamina D
Essencial para a absorção de cálcio a nível intestinal, a vitamina D tem inúmeras funções no organismo. Além de contribuir para manutenção de ossos e dentes normais, também contribui para a manutenção do normal funcionamento muscular, para o normal funcionamento do sistema imunitário e para a manutenção de níveis normais de cálcio no sangue.
Vitamina K
Pertencente à família das vitaminas lipossolúveis, a vitamina K é uma peça fundamental à normal coagulação do sangue e não só. Nos últimos anos muito se tem relacionado a vitamina K à manutenção de ossos normais e à sua capacidade de ativar a osteocalcina, uma proteína fundamental para que o cálcio seja assimilado na matriz óssea, evitando o seu depósito nas artérias.
Magnésio
Essencial para o equilíbrio dos eletrólitos, o magnésio contribui, entre outras coisas, para o normal funcionamento muscular, para a manutenção de ossos e dentes normais e para a síntese normal das proteínas.
Zinco
os últimos anos, a deficiência de zinco tornou-se num problema nutricional presente tanto em países desenvolvidos como em países em desenvolvimento. A causa parece estar relacionada com uma fraca ingestão deste nutriente através da dieta, com alterações na capacidade de absorção ou aumento na excreção urinária e com a presença de agentes na dieta que podem comprometer absorção deste mineral fundamental à nossa saúde.
Além de contribuir para o normal metabolismo ácido-base, para o processo de divisão celular e para o normal metabolismo dos hidratos de carbono, dos ácidos gordos e da vitamina A, o zinco é também um elemento fundamental à síntese normal do ADN e das proteínas. Contribui para a manutenção de ossos, cabelo, pele, unhas e visão normais, para a manutenção de níveis normais de testosterona no sangue, para o normal funcionamento do sistema imunitário e para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis.
Cuide de si, ligue-se a nós!