As Vitaminas do Complexo B têm um papel importante e apresentam uma série de funções no organismo, que as elevam à categoria de essenciais, porque são garantia de uma boa saúde como de bem estar geral do sistema imunológico. Com isso, não queremos dizer que deva consumir grandes quantidades, mas sim inclui-las na sua alimentação de forma equilibrada.
As vitaminas do complexo B são um conjunto de oito vitaminas com diferentes:
Vitamina B1= Tiamina
Vitamina B2 = Riboflavina
Vitamina B3 = Niacina
Vitamina B5 = Ácido Pantoténico
Vitamina B6 = Piridoxina
Vitamina B7 = Biotina
Vitamina B9 = Ácido Fólico
Vitamina B12 = Cianocobalamina
Estão presentes e são necessárias em quase todos os processos metabólicos do corpo humano e, apesar de não terem valor energético isolado, são conseguidas maioritariamente através da alimentação. Sem elas, o organismo vê-se impossibilitado de adquirir e processar os macronutrientes da alimentação.
Por que motivo as vitaminas do Complexo B são tão importantes?
Fortalecer a sua saúde e prevenir doenças, depende muito dos hábitos alimentares que adotar. Consequentemente, na alimentação diária, existe uma série de nutrientes que deve obrigatoriamente incorporar e um deles é a vitamina B.
Porquê? Porque esta vitamina é essencial para melhorar a memória e a saúde do cérebro.
Além disso, oferece uma série de benefícios, entre os quais se destacam:
• É perfeita para combater estados de ansiedade, depressão e outros tipos de distúrbios emocionais.
• É responsável pela manutenção adequada do sistema nervoso.
• Cuida da saúde das artérias e do coração.
• É de grande ajuda para alcançar a regeneração muscular.
• É recomendada para mulheres que desejam engravidar (especificamente vitamina B12).
• A ausência de vitaminas B12 e B6 pode causar anemia.
• Tem impacto direto na produção de glóbulos vermelhos.
• Proporciona ao organismo a energia de que necessita.
• A vitamina B6 ajuda a fortalecer o sistema imunitário e aumenta as defesas do organismo.
• A cobalamina que contém contribui para o crescimento e desenvolvimento das crianças.
Quais os alimentos ricos em vitamina B?
As melhores opções que existem para que possa ingerir vitamina B através da sua alimentação:
1. Cereais integrais
A aveia, o arroz, o pão e qualquer outro cereal que consome diariamente são uma fonte importante de vitamina B, mas especialmente se forem integrais. Os refinados possuem menor quantidade dessa vitamina, embora seja normal enriquecê-los com ácido fólico, niacina (B3), riboflavina (B2) ou tiamina (B1) para prevenir deficiências.
São precisamente estas três últimas vitaminas que são responsáveis por fornecer ao organismo a energia de que precisa diariamente e são essenciais para o seu desenvolvimento e crescimento.
2. Carne
Carne de vaca, frango e outras carnes animais, como porco, são ricas em vitaminas B. No entanto, nem todas têm a mesma proporção ou são ricas nos mesmos tipos dessa vitamina. A carne de porco, por exemplo, é rica em tiamina (vitamina B1), pois contém-na entre 8 a 10 vezes mais do que outras carnes.
A vitamina B12 é uma das mais importantes e só pode ser obtida por meio de alimentos de origem animal, não vegetal. Entre as suas propriedades, importa destacar a importante função que desempenha ao contribuir para a manutenção adequada do sangue e das células nervosas. Também é essencial para prevenir a anemia.
Como essa vitamina só é encontrada em produtos de origem animal, se tiver uma alimentação vegan, deverá ter algum cuidado e considerar a possibilidade de incluir na sua alimentação um suplemento específico adequado para veganos, como a vitamina B12.
No entanto, se não tiver uma alimentação tão restrita, poderás optar por consumir um produto como o fígado, que contém uma elevada concentração dessa vitamina. Além disso, este alimento também proporciona minerais, proteínas e gorduras saudáveis.
3. Peixe
Quando se trata de vitamina B, é preciso lembrar que nem todos os peixes proporcionam a mesma quantidade. Por exemplo, a truta é uma das mais ricas nesta vitamina.
Por outro lado, peixes gordos ricos em ómega 3, como sardinhas ou salmão, também são indicados. Além disso, os primeiros são ideais pelo seu baixo teor calórico e os segundos reduzem o colesterol no sangue.
Porém, se não gosta do sabor de peixe gordo, poderás consumir peixe branco como o bacalhau.
4. Ovos
São uma grande fonte de vitamina B, mas para obter todo o seu benefício nutritivo é necessário consumi-los inteiros, ou seja, não se deve separar a gema, pois contém as vitaminas B1, B2, B6 e B12.
5. Leguminosas
Tal como acontece com a carne, cada variedade de leguminosa tem diferentes níveis de vitamina B. Algumas das que apresentam as maiores quantidades são feijão, soja, ervilha, lentilha e grão de bico.
6. Produtos lácteos
Além de ser uma importante fonte de cálcio, também proporcionam a dose diária de vitamina B de que precisas. Queijos, iogurtes, leite e outros produtos lácteos proporcionarão diferentes benefícios nutricionais.
7. Fruta
A fruta contém quantidades variadas de vitaminas B. Os abacates, por exemplo, contêm vitaminas B, como tiamina, riboflavina, niacina e ácido fólico. Por sua vez, as bananas proporcionam 35% da quantidade diária recomendada de vitamina B6.
8. Legumes
Os legumes mais importantes são os vegetais com folhas verdes (brócolos, acelga, couve …), pois contêm mais minerais e vitaminas do que outros alimentos.
9. Frutos secos e sementes
Os frutos secos e as sementes são ricos em vitaminas B e existe no mercado uma grande variedade dos mesmos. As nozes, por exemplo, proporcionam uma grande quantidade de vitamina B6, niacina e ácido fólico.
Por outro lado, as amêndoas também são especialmente ricas em vitaminas B. Mas se não gostares deste fruto seco, poderás optar por outras sementes (linhaça, abóbora ou girassol, entre outras) ou frutos secos (avelãs e amendoim) para obter benefícios semelhantes a nível nutricional.
Em que situações as vitaminas do Complexo B são benéficas?
Sistema Nervoso Central
As vitaminas do complexo B são muito importantes na síntese de aminoácidos e, consequentemente, de proteínas.
Por outro lado, são também fundamentais ao bom funcionamento do Sistema Nervoso Central, com grande influência na concentração e na função psicológica. Desta forma, tornam-se um excelente aliado para os estudantes durante as épocas de exames e até mesmo para atletas.
Sistema Nervoso Periférico
As vitaminas do complexo B atuam no sistema nervoso periférico de forma a contribuir para a redução do cansaço e da fadiga, sendo por isso muito utilizadas na recuperação da dor neuropática (formigueiro que atinge especialmente as extremidades).
Nas células sanguíneas
No que diz respeito às células sanguíneas, estas vitaminas são fundamentais e frequentemente utilizadas no tratamento da anemia, uma vez que ajudam a produzir novas células hemoglobina.
As vitaminas do complexo B são também essenciais para a formação de novos tecidos: o ácido fólico (Vitamina B9) é indispensável durante a gravidez e a Biotina (Vitamina B7) é o cuidado necessário para unhas e cabelos fortes e saudáveis.
Em casos de desnutrição, para doentes submetidos a cirurgias gástricas ou que, por outro motivo, possam ver comprometida a absorção de nutrientes no trato digestivo, as vitaminas do complexo B são muito utilizadas.
As Vitaminas do Complexo B são um excelente aliado ao seu dia a dia: Inclua-as na sua rotina. Experimente o suplemento alimentar Newfood® B Complex. Além de contribuírem para o normal metabolismo produtor de energia, com redução do cansaço e da fadiga, para o normal funcionamento do Sistema Nervoso e para uma normal função psicológica, também contribuem para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis e para a manutenção de uma visão normal.
Pode adquirir os nossos suplementos alimentares inteligentes comodamente na nossa loja online e usufruir de todas as vantagens que preparámos especialmente para si.
Tem dúvidas sobre os suplementos alimentares Newfood®? Quer saber mais sobre como melhorar a sua saúde e sentir-se melhor no dia a dia?
Envie um e-mail para info@newfood.pt e os nossos especialistas terão todo o prazer em ajudar. Se necessário, podem até aconselhar um dos profissionais de saúde que compõem a nossa rede exclusiva de parceiros.
Conhece um amigo ou amiga a quem este artigo pode ajudar?
Muito simples, basta partilhar.