Muitas vezes tido como um dos principais inimigos da nossa saúde e bem-estar, a verdade é que o colesterol só assume este papel quando presente em quantidades despropositadas no nosso organismo.
O colesterol é uma substância naturalmente produzida pelo nosso organismo, principalmente ao nível do fígado, e presente em todas as células do corpo. Em quantidades normais, é fundamental para a produção de hormonas sexuais, para a digestão de alimentos mais gordos e é um componente estrutural das membranas celulares. Em quantidades elevadas é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de alterações a nível cardiovascular (a gordura tem tendência a acumular-se nas paredes das artérias podendo levar à obstrução, parcial ou total, do fluxo sanguíneo).
Dos dois tipos de colesterol existente (LDL e HDL), o LDL é o que exige maior cuidado e atenção por ter tendência a oxidar-se e a depositar-se nas paredes das artérias, podendo resultar no seu endurecimento e obstrução.
Manter os níveis de colesterol dentro de valores aceitáveis, passa por adotarmos hábitos de vida saudáveis, onde alimentação e exercício físico são fundamentais.
As normas aconselham reduzir a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas e privilegiar o consumo de alimentos ricos em gorduras polinsaturadas (ex: azeite e peixes gordos), evitar os fritos e aumentar a ingestão de cereais integrais, vegetais, fruta e fibras solúveis. Mas, e quando isso não é suficiente?
Complementar hábitos de vida saudáveis com a ingestão de alguns ingredientes encontrados na natureza pode fazer toda a diferença. Vamos conhecer alguns:
- MONASCUS PURPUREUS
A espécie Oryza sativa (arroz), quando fermentada por Monascus purpureus (arroz vermelho) apresenta na sua composição valores variáveis de monacolinas nomeadamente de monacolina k. Estudos científicos têm demonstrado que a monacolina k funciona no organismo de forma semelhante às estatinas químicas, daí que tenha ganho especial destaque na área dos suplementos alimentares como forma de ajudar a contribuir para a regularização dos níveis de colesterol no sangue. Contudo, não deverá tomar suplementos contendo monacolinas se já estiver a fazer medicação com estatinas ou se já estiver a tomar algum suplemento que as contenha na sua composição.
Um dos efeitos secundários das Estatinas e da Monacolina K é poder contribuir para uma diminuição dos níveis de Coenzima Q10 no organismo por isso, deve ter sempre o cuidado de escolher um suplemento com Monacolina K, que também contenha Coenzima Q10 na sua composição.
A Coenzima Q10 está maioritariamente presente na membrana interna das mitocôndrias dos tecidos do coração, fígado, cérebro e músculo esquelético, onde atua como uma coenzima essencial para a produção de ATP (Adenosina Trifosfato), uma das principais fontes energéticas para a realização da maioria dos processos celulares.
- VITAMINA B3
A Vitamina B3 é uma vitamina hidrossolúvel maioritariamente presente em alimentos de origem animal, como o frango, miudezas (ex: fígado) e peixes gordos, contudo, também pode ser encontrada em cereais (ex: aveia) e derivados pouco refinados, nos frutos secos e sementes como as de girassol e o amendoim, em frutas e legumes como o abacate, o tomate e a batata-doce, no leite e nos ovos.
Quando presente em quantidades adequadas, contribui para o normal metabolismo produtor de energia, para a redução do cansaço e da fadiga, para o normal funcionamento do sistema nervoso, para uma normal função psicológica e para a manutenção de uma pele e mucosas normais.
Alguns estudos sugerem que o ácido nicotínico parece contribuir para a redução da ação da lipase tecidual nos adipócitos, levando a uma diminuição da libertação de ácidos gordos livres para a corrente sanguínea, com uma diminuição dos níveis de colesterol.
- POLICONASOL
Policonasol é o nome atribuído a uma mistura de álcoois alifáticos purificados, provenientes da cera da cana-de-açúcar, com características reguladoras dos níveis de colesterol no sangue. Estudos realizados têm-lhe atribuído características redutoras do colesterol total e colesterol LDL que parecem dever-se à sua capacidade de inibir a biossíntese de colesterol, numa etapa anterior à produção do mevalonato, e de promover o processamento LDL dependente do recetor.
- Vitaminas B6 e B9
As vitaminas B6, B9 contribuem para o normal metabolismo da homocisteína, um aminoácido sulfurado, produzido intercelularmente por desmetilação da metionina, que quando presente em quantidades elevadas no nosso organismo parece estar associado a um maior risco de desenvolvimento de doenças vasculares.
- FITOESTEROIS VEGETAIS
Os fitosteróis pertencem a um grupo de esteroides alcoólicos e ésteres, que ocorrem exclusivamente em plantas e vegetais. São estruturalmente semelhantes ao colesterol, facto que parece favorecer uma competição na absorção intestinal, entre ésteres de esterol e/ou estanol e colesterol. Estudos indicam que contribuem para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue, com redução, não apenas dos níveis sanguíneos de colesterol total, mas também dos níveis de LDL colesterol. Contudo, para que apresentem este efeito, deve garantir-se o consumo diário de 0,8g de esteróis vegetais.
CHOLEST Support da Newfood reúne todos estes elementos num único suplemento e por isso, quando complementado com um estilo de vida saudável, contribui para a manutenção de níveis normais de colesterol e de homocisteína no sangue.
Quer saber mais sobre este ou outros suplementos Newfood?
Visite-nos em Suplemento Alimentar CHOLEST SUPPORT – Newfood® Innovation Labs
Cuide de si, ligue-se a nós!