Visto como um dos principais vilões para o bem-estar cardiovascular, o colesterol é na verdade uma substância essencial ao nosso organismo.
Produzido maioritariamente a nível hepático, o colesterol é um elemento fundamental para a produção de hormonas, de vitamina D e para a formação das membranas celulares. A sua ausência ou presença em baixas quantidades no organismo pode resultar em alterações que podem comprometer o bem-estar.
Porquê Vilão?
É tudo uma questão de equilíbrio, ou neste caso, de desequilíbrio.
Apesar de essencial ao nosso organismo, é muito importante termos atenção aos níveis de colesterol no sangue. A presença de baixos níveis pode estar associada a disfunções que podem comprometer o bem-estar, contudo, o seu excesso está frequentemente associado a um maior risco de doença coronária, enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral (AVC).
Sabia que existem diferentes tipos de colesterol e que normalmente referimo-nos a eles como “o bom” e o “o mau”?
Já deve ter reparado que no seu boletim de análises sanguíneas, além do valor referente à determinação de colesterol total, também é feita referência ao Colesterol HDL e ao Colesterol LDL.
O que são ao certo?
O colesterol HDL, apelidado de “Bom Colesterol” é uma lipoproteína de elevada densidade responsável por remover o excesso de “mau” colesterol dos tecidos corporais impedindo que este se aloje na parede das artérias, reduzindo o risco de enfarte do miocárdio ou de AVC.
O colesterol LDL, por outro lado, é conhecido entre nós como o “Mau Colesterol”.
A presença de níveis elevados de colesterol LDL no sangue pode contribuir para o estreitamento das artérias e consequentemente a um risco aumentado de doenças cardíacas ou cerebrais.
Manter um equilíbrio saudável entre o colesterol LDL e HDL depende, sobretudo, de um estilo de vida equilibrado, que inclui alimentação adequada, exercício físico regular e, em alguns casos, o auxílio da suplementação.
Suplementos mais procurados com o objetivo de contribuir para o bem-estar cardiovascular e para a regulação dos níveis de colesterol no sangue:
• Ácidos Gordos Ómega-3: Encontrado em óleos de peixe e sementes como a linhaça, os ácidos gordos ómega-3, EPA e DHA, estão entre os suplementos mais procurados com o objetivo de contribuir para o bem-estar cardiovascular. Recomenda-se o consumo diário de 250mg de EPA e de DHA com o objetivo de contribuir para o normal funcionamento do coração.
• Estanóis e esteróis vegetais: Presentes em alguns suplementos e alimentos funcionais, estes compostos naturais competem com o colesterol durante a absorção intestinal, contribuindo para a redução dos seus níveis sanguíneos. O efeito benéfico é obtido com uma dose diária de 0,8 g de esteróis/estanóis vegetais.
Lembre-se sempre que nenhum suplemento substitui uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.
Cuide de si, ligue-se a nós.