Numa sociedade onde stress e ansiedade são cada vez mais comuns, saber lidar com eles é quase uma questão de sobrevivência.
Stress e Ansiedade andam de mãos dadas num caminho que na grande maioria das vezes pode resultar no comprometimento de inúmeras funções vitais ao correto funcionamento do organismo. Alterações na qualidade do sono, maior predisposição para estados depressivos, problemas cardiovasculares, alterações a nível intestinal e na saúde do cabelo e das unhas são apenas algumas das consequências resultantes de um estilo de vida mais agitado, onde stress e ansiedade são quase que uma constante do dia a dia.
Por isso, nos últimos tempos, muitos são aqueles que procuram por alternativas naturais que os ajudem a adequar os níveis de stress e de ansiedade e consequentemente, a viver uma vida com mais qualidade.
É aqui que a adoção de hábitos de vida mais desacelerados e a introdução de algumas estratégias de relaxamento ao longo do dia podem ajudar, contudo, muitos são os que procuram complementar estas práticas com o consumo de elementos com características adaptogénicas.
Mas do que falamos quando nos referimos a elementos com características adaptogénicas?
O termo adaptogénico é utilizado quando pretendemos referir-nos a plantas ou a ingredientes com aparente capacidade de promover a adaptação, resistência e sobrevivência do organismo em situações de stress.
Nos dias de hoje, muitos são os que complementam o consumo de agentes Adaptogénicos com estilos de vida saudáveis na tentativa de melhorar a capacidade de resposta ao stress e à ansiedade.
Hoje damos-lhe a conhecer 3 das plantas, com características adaptogénicas, mais utilizadas na área da suplementação:
Rhodiola
Rhodiola rosea é uma planta pequena e suculenta cultivada nas partes frias da Europa e da Ásia e frequentemente utilizada para a confeção de pratos culinários. As comunidades Russa, Escandinava e Chinesa também a utilizam por acreditarem nas suas propriedades terapêuticas.
Composta por fenóis, ácidos orgânicos, terpenos, flavonoides, antraquinonas, alcaloides e compostos polifenólicos, a Rhodiola está entre as plantas mais utilizadas em períodos de stress.
Ashwagandha
Utilizada há séculos na medicina Ayurveda (medicina tradicional Indiana), a verdade é que nos últimos anos, a Ashwagandha tem vindo a ganhar um papel de destaque na medicina tradicional ocidental. Há quem também se refira a ela como Ginseng Indiano ou cereja do Inverno. Vários estudos têm destacado a sua capacidade de contribuir para um aumento da resistência do organismo em situações de stress.
Crocus sativus
Frequentemente utilizado nas medicinas tradicionais da China e da Índia por acreditarem nas suas características sedativas, expetorantes, antiasmáticas, emenagogas e adaptogénicas, Crocus sativus está presente em muitas formulações que têm como objetivo contribuir para uma melhor capacidade de resposta do organismo a situações de stress.
Crocina, Crocetina e Safranal parecem ser os principais componentes ativos responsáveis pelo seu efeito de promoção da saúde através da modulação de vários processos biológicos e fisiológicos.
Estes 3 elementos podem ser encontrados no Zen Support, da Newfood. Para saber mais, visite-nos em:
Suplemento Alimentar ZEN SUPPORT – Newfood® Innovation Labs
Cuide de si, ligue-se a nós!