Os dias mais frescos de outono trazem mudanças inevitáveis ao nosso quotidiano. Os dias mais curtos e frios convidam-nos a procurar mais pelo conforto do calor de casa, contudo, os contrastes de temperatura frequentemente sentidos nesta época do ano podem ser um dos principais fatores a colocar o seu sistema imunitário à prova.
Como pode manter-se forte, saudável e calmo durante esta estação?
Bons hábitos alimentares associados à prática de exercício físico são fundamentais, mas nem sempre suficientes. Em alguns casos, a suplementação pode ser uma aliada importante na promoção da imunidade, especialmente em períodos de maior vulnerabilidade ou carência nutricional.
Quais os suplementos a considerar quando o objetivo é contribuir para o normal funcionamento do sistema imunitário nos meses mais escuros e frios do ano?
VITAMINA D
Cada vez mais reconhecida pela importância que tem para o funcionamento do sistema imunitário, a vitamina D é uma das vitaminas que o nosso organismo tem mais dificuldade de obter no outono.
O nosso corpo apenas consegue obter cerca de 20% da vitamina D que necessita, a partir da alimentação. Os restantes 80% deverão ser produzidos pelo nosso organismo, através de um processo que requer a exposição ao sol. Sendo os meses de outono mais curtos, sombrios, frios e consequentemente convidativos a passarmos mais tempo no interior, é muito frequente observar-se um aumento das carências de vitamina D durante este período do ano. A suplementação poderá ser considerada como forma de evitarmos deficiências a este nível, contribuindo para o normal funcionamento do sistema imunitário e não só.
VITAMINA C
Apesar de poder ser facilmente obtida através da alimentação (ex: frutas cítricas e vegetais verde-escuros), a verdade é que muitos são os que têm dificuldade em ingeri-la nas quantidades recomendáveis e necessárias ao correto funcionamento do organismo. A Vitamina C é um elemento essencial ao correto funcionamento do sistema imunitário e à proteção das células contra as oxidações indesejáveis e por isso, uma vitamina a ter em consideração nesta altura do ano.
ZINCO
Este mineral, fundamental para a função imunitária, está envolvido na produção e maturação das células de defesa, como os linfócitos. Pode ser obtido de forma natural em carnes, sementes e frutos secos, ou através da suplementação.
PROBIÓTICOS
O equilíbrio da flora intestinal é uma peça fundamental da nossa imunidade. Os probióticos são utilizados com o objetivo de contribuir para o equilíbrio da flora intestinal.
Apesar da suplementação poder desempenhar um papel importante nos cuidados com a imunidade, deverá ser sempre encarada como um complemento e não como um substituto de uma alimentação saudável e de um estilo de vida equilibrado. Cuide da sua imunidade de forma informada e responsável.
Cuide de si, ligue-se a nós!