É na Primavera e no Verão, que as temperaturas amenas convidam a idas à praia, a banhos no mar ou na piscina e, como não poderia deixar de ser, à utilização de roupas que deixam os nossos corpos mais expostos à radiação solar. É também nesta altura do ano que a pele exige mais cuidados da nossa parte.
Fonte de vida, o sol é essencial ao bem-estar dos seres vivos que habitam o planeta. Fundamental ao processo de fotossíntese das plantas e um elemento-chave na produção de Vitamina D no nosso organismo, o sol acaba por ter, indiretamente, um papel preponderante no processo de divisão celular, no funcionamento do sistema imunitário e na manutenção de ossos, dentes e músculos normais. Contudo, o nosso planeta está desprotegido e a radiação ultravioleta proveniente do sol atinge níveis perigosos para a nossa saúde. Quando em excesso, interagem e danificam as células da pele, por formação de radicais livres reativos que danificam células saudáveis, num processo designado por stress oxidativo.
O stress oxidativo resulta de um desequilíbrio entre a produção de espécies reativas de oxigénio e a capacidade natural do organismo para neutralizá-los. O resultado é envelhecimento precoce, manchas na pele, desenvolvimento de doenças crónicas e, até mesmo, cancro na pele.
Devemos então deixar de expor-nos ao sol? A resposta é não! Isso traria grandes consequências para a nossa saúd, influenciaria o nosso humor e comprometeria a produção natural de Vitamina D. O segredo está no equilíbrio, na escolha das horas às quais nos expomos à radiação UV, na utilização de protetor solar e nos hábitos que adotamos no nosso dia a dia.
Hidratação, alimentação e proteção são fundamentais na hora de cuidar da pele, mas a suplementação também poderá ter algo a dizer.
Aumentar a ingestão de alimentos e de substâncias com características antioxidantes pode ser uma das melhores formas de proteger a pele dos danos causados pela exposição ao sol. Alimentos ricos em betacaroteno são sempre uma boa opção! Cenoura, tomate, pimentão e papaia são apenas alguns dos exemplos de alimentos que podemos incluir no nosso dia a dia e que são uma boa fonte deste pigmento carotenoide com características antioxidantes. Se não gostamos, ou temos consciência que não os incluímos em quantidade suficiente no nosso dia a dia, podemos sempre recorrer à suplementação.
Sabia que além de apresentar características antioxidantes que contribuem para proteger as células dos efeitos nefastos causados pelos radicais livres, o betacaroteno é também um precursor natural de vitamina A? A vitamina A, por sua vez, além de contribuir para a manutenção de uma pele e mucosas normais, também contribui para o processo de diferenciação celular, para uma visão normal e para o normal funcionamento do sistema imunitário.
Estudos apontam que o consumo de alimentos ou suplementos ricos em betacaroteno são igualmente uma boa forma de promover um bronzeado saudável e duradouro.
Na Newfood encontra o Betacarotene, um suplemento natural composto por óleo de cenoura e uma fonte natural, segura e eficaz de vitamina A e de betacaroteno. Na hora de consumir um suplemento com vitamina A, opte por tomá-lo na forma de cápsula oleosa. A vitamina A é uma vitamina lipossolúvel. Como tal, para que seja corretamente absorvida pelo nosso organismo e consiga desempenhar as suas funções de forma eficaz, deverá ser consumida numa base oleosa como é o caso do óleo de cenoura. Se tiver alguma dúvida não hesite em contactar-nos. A nossa equipa de técnicos terá todo o gosto em falar consigo.
Já sabe onde pode encontrar-nos, a nós, e aos nossos produtos?
www.newfood.pt Cuide de si…ligue-se a nós!