A fertilidade e as questões com ela relacionadas são cada vez mais um assunto de preocupação.
O estilo de vida mais acelerado muitas vezes acompanhado de maus hábitos alimentares e o facto de cada vez mais pessoas deixarem a maternidade ou paternidade para mais tarde parecem ser apenas alguns dos fatores que acabam por contribuir para uma maior dificuldade na hora de conceber um bebé.
Poderão os suplementos alimentares auxiliar nas questões reprodutivas?
Já todos sabemos que a nutrição desempenha um papel crucial na saúde reprodutiva. Afinal de contas, vitaminas e minerais naturalmente presentes em alguns alimentos, são essenciais para uma normal produção hormonal, para o desenvolvimento dos óvulos e espermatozoides e para a manutenção de um ambiente uterino saudável.
Também é sabido que deficiências nutricionais podem muitas vezes comprometer a fertilidade e dificultar a conceção. Nestes casos, a suplementação, complementada com uma boa alimentação, pode ser algo a ter em consideração.
Há mesmo quem veja na suplementação um aliado na hora de dar ao organismo os elementos que ele necessita para que as suas capacidades relacionadas com a fertilidade e reprodução não sejam afetadas.
Aqui ficam algumas das vitaminas e minerais que deverá ter em consideração:
- Ácido Fólico (Vitamina B9): contribui para o crescimento do tecido materno durante a gravidez.
- Zinco: Contribui para a manutenção de níveis normais de testosterona no sangue e para uma fertilidade e reprodução normais
- Selénio: Contribui para a normal espermatogénese
- Vitamina E: Alguns estudos referem que o consumo de vitamina E parece melhorar a qualidade dos óvulos e dos espermatozoides.
Lembre-se que a ingestão de vitaminas e de minerais adequados pode ajudar a contribuir para uma melhor saúde reprodutora.
Cuide de si, ligue-se a nós!