O Óleo de Cânhamo é extraído das sementes da planta Cannabis sativa. É considerada uma das plantas de cultivo mais antigas, parecendo ser originária da Ásia Central e, posteriormente, introduzida na Europa durante a Idade do Bronze. O seu interesse na área da saúde deve-se à sua composição altamente nutritiva, fonte de ácidos gordos insaturados e de antioxidantes naturais.
Em termos de macronutrientes, é fonte de proteína rica em aminoácidos, de hidratos de carbono, de fibras predominantemente insolúveis, de vitaminas e minerais e, de uma composição única de lípidos perfeitamente equilibrados numa concentração de ácidos gordos maioritariamente polinsaturados e com um baixo teor de ácidos gordos saturados.
O Óleo de Cânhamo é também rico em antioxidantes naturais e em compostos bioativos, dos quais se destacam péptidos, componentes fenólicos, fosfolípidos, tocoferóis e tocotrienóis, carotenoides e fitoesteróis. Relativamente aos minerais, prevalecem o fósforo, o potássio, o magnésio, o cálcio, o sódio, o ferro, o manganésio, o zinco e o cobre.