A niacina, ou Vitamina B3 como é vulgarmente conhecida, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao grupo das vitaminas do complexo B. Os seus derivados, NAD+, NADH, NADP+, NADPH , atuam no metabolismo energético celular e nos mecanismos do ADN. A Vitamina B3 pode ser encontrada na forma ácida, como ácido nicotínico ou niacina, e na forma de amida, como nicotinamida ou vitamina PP.
As principais fontes alimentares de Vitamina B3 são de origem animal, contudo também pode ser encontrada em cereais e derivados pouco refinados. Os alimentos com maiores concentrações desta vitamina incluem carnes magras como o frango, miudezas como o fígado, pescado e peixes gordos como o atum e o bacalhau, frutos secos e sementes como as de girassol e o amendoim, frutas e legumes como o abacate, o tomate e a batata-doce, leite, ovos e cereais integrais como a aveia.
As necessidades nutricionais podem variar entre 13 a 15mg nas mulheres e entre 15 e 20mg nos homens e por forma a uniformizar, definiu-se a dose diária recomendada de niacina em 16mg.
Quando presente em quantidades adequadas, contribui para o normal metabolismo produtor de energia, para a redução do cansaço e da fadiga, para o normal funcionamento do sistema nervoso, para uma normal função psicológica e para a manutenção de uma pele e mucosas normais.