Fator de risco para o desenvolvimento de problemas cardiovasculares, a homocisteína é ainda muito desconhecida pela população em geral. Mas que é afinal a homocisteína e de que forma coloca em risco a nossa saúde? É isso que vamos tentar explicar.
A homocisteína é um aminoácido sulfurado resultante do metabolismo da metionina, um aminoácido essencial que, além de ser precursor e componente de peptídeos e de proteínas, desempenha um papel metabólico importante ao participar de um sistema de transferência de grupos metilo.
A deficiência em vitaminas como as vitaminas B6, B9 e B12, bem como algumas condições patológicas podem levar a alterações no metabolismo da homocisteína e resultar num aumento das suas concentrações plasmáticas. Problema? Sim! Níveis elevados de homocisteína parecem aumentar o risco de doenças cardiovasculares. De que forma é que isto acontece?
O grande risco para a saúde cardiovascular advém do facto de parte da homocisteína transformar-se em homocisteína tiolactona, um intermediário mais reativo que a homocisteína, que ao reagir com o colesterol LDL forma agrupamentos químicos que podem obstruir os vasos sanguíneos e levar ao desenvolvimento de aterosclerose.
A aterosclerose é um quadro clínico que se caracteriza por haver uma acumulação anormal de material gorduroso nas paredes das artérias de médio e grande porte. Há algum problema com isso? A resposta é sim! O bloqueio ou a diminuição do fluxo sanguíneo nas artérias pode levar ao desenvolvimento de problemas cardiovasculares. A aterosclerose chega a ser uma causa comum de ataque cardíaco e de acidente vascular cerebral.
A boa notícia é que depois de identificado o excesso de homocisteína no sangue, pode tentar controlá-lo por meio de uma alimentação controlada ou, se necessário, através do consumo de suplementos vitamínicos que podem contribuir para o normal metabolismo da homocisteína.
Quais os suplementos que podem ajudar a controlar os níveis de homocisteína?
Os estudos indicam-nos que, com o auxílio das vitaminas B6, B9 e B12, a homocisteína tiolactona pode ser convertida em homocisteína e posteriormente em metionina. Como costumamos ingerir menos metionina do que o que o nosso organismo precisa, este processo de conversão da homocisteína em metionina pode ser útil para o organismo.
Mas atenção! Nem todas as formas de vitaminas são corretamente absorvidas pelo nosso organismo. Na hora de escolher o seu suplemento, opte por um que contenham vitamina B9 na forma de ácido 5-metiltetrahidrofófico e vitamina B12 na forma de metilcobalamina. Estas parecem ser as formas mais bem absorvidas pelo organismo humano.
Cuide de si, ligue-se a nós!