O Outono é uma das épocas do ano mais desafiadoras para a imunidade. Fortalecê-la passa pela adoção de hábitos de vida saudáveis que, em algumas situações, também podem incluir a suplementação.
Composto por um conjunto complexo de órgãos e de células que atuam em conjunto na deteção, assimilação e combate a agentes estranhos ao organismo, o sistema imunitário é uma ferramenta essencial para a harmonia, equilíbrio e bem-estar do nosso corpo. Para que se mantenha em normal funcionamento, é primordial adoramos hábitos de vida saudáveis. Quais?
Deixamos-lhe aqui 5 dicas que acreditamos que poderão fazer toda a diferença na hora de cuidar do sistema imunitário.
- Pratique Exercício Físico
Estudos indicam que a prática de exercício físico pode contribuir para a diminuição da produção de cortisol, uma hormona naturalmente produzida pelo nosso organismo em situações de stress e que, quando em excesso, parece contribuir para prejudicar o normal funcionamento do sistema imunitário.
- Privilegie o consumo de frutas e de legumes
Os alimentos são a nossa principal fonte de nutrientes sendo as frutas e os legumes alimentos chave para uma imunidade fortalecida. Fonte de vitaminas e de minerais essenciais, não só ao funcionamento do sistema imunitário, mas também ao correto funcionamento do organismo em geral, as frutas e os legumes não devem ser esquecidos se o nosso objetivo é ter uma vida com mais qualidade.
- Hidrate-se!
O nosso corpo é maioritariamente composto por água. Garantirmos uma ingestão de líquidos, em quantidades adequadas, é fundamental se queremos contribuir para o correto funcionamento do nosso organismo. Sabia que sem uma hidratação adequada podemos ver o suprimento de nutrientes comprometido e consequentemente contribuir para disfunções no nosso organismo?
- Durma bem!
Noites mal dormidas podem estar na base do desenvolvimento de alterações do humor, falhas de memória e de concentração, mas também no comprometimento da função imunitária e a razão é simples. É durante a noite que o nosso organismo se recompõe e regenera. Falhas neste processo podem levar ao desenvolvimento de lacunas que afetam o correto funcionamento do organismo.
- Suplemente-se!
O sistema imunitário é responsável por ativar mecanismos de defesa naturais fundamentais para proteger o organismo em caso de contacto com vírus, bactérias, fungos e não só. Para que não vejamos a sua capacidade de defesa comprometida devemos dar-lhe nutrientes específicos e fundamentais ao seu correto funcionamento. Teoricamente, os alimentos que ingerimos deveriam ser suficientes para garantir todas as nossas necessidades, contudo, a verdade é que, atualmente, nem sempre conseguimos garantir um aporte adequado de todos os nutrientes exclusivamente através da alimentação. Nestes casos, suplementar pode ser uma excelente forma de garantirmos que o nosso organismo não vê as suas funções comprometidas. Se o seu objetivo é cuidar do sistema imunitário, opte por suplementos que tenham na sua composição elementos como a Vitamina C, a Vitamina D, as Vitaminas do Complexo B, o Zinco e o Selénio, por exemplo. Além de contribuírem para o normal funcionamento do sistema imunitário, também contribuem para uma série de outras funções igualmente importantes para o nosso bem-estar (ex: redução do cansaço e da fadiga, normal funcionamento do sistema nervoso, normal função psicológica,…).
Cuide de si, ligue-se a nós!