Para muitos, tempo quente e idas à praia significam muito mais do que diversão, e que o digam as mulheres que nesta altura do ano se vêm mais suscetíveis às infeções urinárias.
Idas frequentes à casa de banho para urinar, ardor ao urinar e urina com odor forte são alguns dos sintomas que nos podem indicar a presença de uma infeção urinária. Em situações mais graves é frequente as pessoas queixarem-se de febre, calafrios, dor nas costas e da presença de sangue na urina. Em qualquer uma destas situações a palavra de ordem deve ser, atuar! E o melhor é fazê-lo o mais rápido possível para que problemas de maior não surjam.
De todas as estações do ano, o Verão é aquela que nos deixa mais suscetíveis às infeções urinárias. Porquê?
As temperaturas elevadas levam a uma maior perda de líquidos através do suor que parece contribuir para que haja uma diminuição da produção de urina. Entre os géneros, as mulheres são sombra de dúvidas aquelas que mais sofrem com este tipo de problema. O facto de terem uma uretra mais curta do que a dos homens facilita, e muito, a entrada dos agentes patogénicos até a bexiga. Mas não é apenas este o fator que as torna frágeis e mais suscetíveis ao desenvolvimento de infeções urinárias.
Muitas mulheres não têm conhecimento que mucosa genital tem um pH diferente e que deve ser respeitado. Por isso, na hora da sua higiene pessoal devem ter o cuidado de utilizar um sabonete íntimo que que respeite o pH fisiológico. Um outro fator que não abona a favor de muitas mulheres é o facto de muitas vezes fazerem a sua higiene do ânus para a vagina, acabando por trazer, de forma inadvertida, agentes patogénicos para a sua área genital. Se juntarmos a todos estes fatores, o fato de no Verão, com as idas à praia, as pessoas passarem mais tempo com roupas de banho húmidas, que demoram a secar e que aumentam a humidade nas partes íntimas, criamos as condições perfeitas para que bactérias e fungos tenham todas as condições que necessitam para se desenvolver e colocar em causa o bem-estar urinário.
Evitar a utilização de roupas íntimas sintéticas, optando por versões de algodão, especialmente em dias quentes, evitar ficar com o biquíni molhado durante muito tempo, higienizar a região íntima de forma correta e garantir uma correta ingestão de líquidos e procurar pelos suplementos mais adequados pode ser meio caminho andado para evitar e combater o desenvolvimento de infeções urinárias no Verão.
O arando vermelho é das bagas mais utilizadas no Verão quando o objetivo é combater as infeções urinárias. A sabedoria popular e alguns estudos científicos levam-nos a crer que este fruto naturalmente rico em flavonoides, nomeadamente em proantocianidinas, e em vitamina C, além de contribuir para a regulação do pH urinário (ácido) também contribui para evitar a ligação dos agentes patogénicos às paredes da bexiga.
O bem-estar da mucosa genital também é um fator a ter em consideração na hora de evitar as infeções urinárias. As membranas de revestimento têm como principal função, proteger de certa forma, os órgãos onde estão inseridas, do contacto com o meio exterior. Nela, residem uma série de células imunes, fundamentais para a proteção contra fungos, bactérias e uma série de outros agentes patogénicos que possam de alguma forma, desestabilizar o correto funcionamento do sistema urinário e levar ao desenvolvimento de infeções. E de que forma é que podemos cuidar do bem-estar das mucosas? Através do consumo de alimentos ou de suplementos que contenham vitamina B3 dado que esta é uma vitamina que contribui para a manutenção de mucosas normais.
A ingestão de líquidos, principalmente de água e de tisanas à base de plantas com características diuréticas que facilitem a eliminação dos agentes patogénicos através da urina também pode ser algo a considerar.
Saiba mais em: Suplemento Alimentar URY SUPPORT – Newfood® Innovation Labs
Cuide de si, ligue-se a nós!