A melatonina, à semelhança de outras hormonas naturalmente produzidas pelo nosso organismo, é essencial ao nosso bem-estar. Produzida de forma natural, ao anoitecer, a melatonina é essencial na promoção de uma noite relaxada e descansada. Como?
A melatonina tem um papel importante na regulação do ciclo circadiano, uma espécie de relógio biológico que nos ajuda a dormir bem à noite e a desempenhar atividades durante o dia.
Vamos conhecê-la um pouco melhor?
É ao anoitecer que, com a diminuição da luminosidade, os recetores presentes nos olhos mandam informação ao cérebro para que ele inicie a produção daquela que também é conhecida como a “hormona do sono”, a melatonina.
O seu principal objetivo é induzir o relaxamento e o sono tendo, por isso, o seu pico de produção durante a noite quando estamos num ambiente mais escuro. Contudo, os primeiros raios solares e a claridade, têm um efeito oposto, levando à redução natural dos seus níveis no nosso organismo, preparando-o para um dia mais ativo.
Horários desregulados (por turnos), viagens para locais com fusos horários distintos e envelhecimento são alguns dos principais fatores que podem contribuir para uma desregulação na produção melatonina e, consequentemente a dias menos produtivos e com menos energia.
De que forma podemos contribuir para uma produção adequada de melatonina?
Aqui ficam as nossas dicas:
- Ao anoitecer, dê preferência a ambientes mais escuros, ao invés de iluminar muito a casa;
- Evite a utilização de aparelhos com fontes luminosas (ex: telemóveis, tablets, televisão, …). A luz emitida por estes dispositivos impede o cérebro de perceber que já é noite, impedindo uma produção adequada de melatonina;
- Procure arranjar um tempinho no seu dia para a prática de exercício físico. Além de relaxar a mente e ajudar a manter a boa forma física, também promove a libertação de neurotransmissores que, em conjunto com a melatonina, contribuem para uma noite mais relaxada;
- Evite o consumo de alimentos processados, ricos em gorduras saturadas e açúcares simples. São de digestão mais difícil e consequentemente interferem na qualidade do sono;
- Inclua, na sua alimentação, alimentos que sejam fonte de triptofano (ex: aveia, banana, amêndoas, …).
Os suplementos alimentares também podem ser uma opção. Atualmente existem no mercado suplementos alimentares que combinam o poder da melatonina com o Triptofano, a Vitamina B6 e uma série de outros elementos que, em conjunto visam contribuir para reduzir o tempo necessário para adormecer e para o alívio dos sintomas subjetivos da diferença horária (“jet-lag”).