O termo microbiota pode não lhe dizer muito, mas se falarmos em flora Intestinal, como é popularmente designada, talvez já não lhe soe tão estranho.
Entre bactérias, fungos, vírus e protozoários, patogénicos e não patogénicos, são cerca de cem triliões os microrganismos que habitam de forma harmoniosa no trato gastrointestinal e que são fundamentais para o nosso bem-estar.
Além de apresentarem uma marcada ação protetora do organismo, contribuindo para o controlo da proliferação de agentes patogénicos a nível região intestinal, também apresentam uma ação muito importante a nível nutricional e metabólico.
Sabia que uma microbiota saudável é fundamental para o equilíbrio do sistema imunitário e para assegurar a produção adequada de elementos fundamentais ao nosso bem-estar (ex: Vitaminas K e B12)?
A função adequada da microbiota intestinal depende do equilíbrio das espécies que a compõem. Lactobacillus, Bifidobacterias e Enterobacteriaceae compõem 3 das principais classes de microrganismos que vivem em estado de equilíbrio a nível intestinal. Alterações ao seu equilíbrio podem comprometer as suas funções e, consequentemente, resultar em problemas de maior.
Maus hábitos alimentares, Stress, Álcool, Tabaco e o Consumo de Antibióticos estão entre os fatores que mais afetam de forma negativa a Microbiota intestinal, comprometendo as suas funções e contribuindo para o seu desequilíbrio.
Prisão de ventre, gases, distensão abdominal, diarreia, distúrbios do humor, cansaço, maior suscetibilidade a alergias e candidíases de repetição são apenas algumas das consequências que podem advir de uma disbiose intestinal (desequilíbrio da microbiota intestinal).
Nos últimos anos, têm surgido no mercado alguns suplementos alimentares compostos por misturas de cepas bacterianas, normalmente encontradas a nível intestinal com o intuito de contribuir para o bem-estar.
Uma das mais recentes formas é o Megaflora 9 Evo, uma fórmula patenteada composta por 9 estirpes bacterianas amplamente estudadas pela comunidade científica.
Que estirpes compõem Megaflora 9-Evo?
Lactobacillus plantarum W1+W21, Bifidobacterium lactis W51+W52, Lactobacillus acidophilus W22, Enterococcus faecium W54, Lactobacillus paracasei W20, Lactobacillus salivarius W24, Lactococcus lactis W19.
Por estarem envoltas numa matriz nutricional que lhes confere estabilidade e proteção, as estirpes presentes na mistura MEgaflora9-Evo chegam ao intestino intactas e aptas a desempenhar as suas funções.
A Newfood lançou recentemente no mercado um novo suplemento que tem Megaflora 9-Evo como estrela principal. Vem ainda enriquecidos com Frutooligossacarídeos e com Digezyme, uma mistura única de 5 enzimas específicas (alfa amílase, protéase, lipase, celulase e lactase). O nome deste suplemento?
Se quer conhecer um pouco melhor este e outros suplementos Newfood, visite-nos em www.newfood.pt
Cuide de si, ligue-se a nós!