Inevitável e temida por muitas, a menopausa é uma fase repleta de desafios para muitas mulheres. As mudanças hormonais que se fazem sentir naquele período vêm acompanhadas de sintomas que, em alguns casos, muito comprometem a qualidade de vida.
Os dados estatísticos indicam-nos os 51 anos como a idade média na qual as mulheres entram na menopausa, contudo, muitas são as senhoras que começam a apresentar sintomas, característicos da menopausa, muito antes dessa idade. Muito se fala de menopausa, mas e Perimenopausa, a fase que precede a menopausa? A verdade é que a perimenopausa é o nome atribuído ao período anterior à menopausa. Um período em que as alterações hormonais já se fazem sentir, fazendo com que as menstruações sejam mais curtas, o ciclo menstrual irregular, com espaçamentos grandes entre um ciclo e o outro, contudo, algumas mulheres também já podem começar a notar flutuações de humor, a ter afrontamentos e até mesmo a começar a notar alterações na sua mucosa vaginal. Por isso, muitas são as mulheres que, aos primeiros sinais de perimenopausa, tentam procurar por ajuda.
As alterações hormonais que culminam na menopausa levam frequentemente ao desenvolvimento de sintomas, que podem ser leves ou mais acentuados (dependendo das mulheres), que normalmente incluem afrontamentos, suores noturnos, flutuação do humor, fadiga e alterações do sono. Outra das queixas mais frequentes entre as mulheres é o ressecamento da mucosa vaginal e é sobre isso mesmo que vamos falar hoje.
Dependendo da sua causa, a secura vaginal pode ser acompanhada de sintomas que vão desde sensação de ardor persistente, desconforto ou dor durante as relações sexuais e uma maior predisposição para o desenvolvimento de infeções urinárias e de infeções fúngicas como a candidíase.
O óleo extraído das bagas do espinheiro marítimo, Hippophae rhamnoides, é frequentemente utilizado por mulheres com o objetivo de melhorar o estado das suas mucosas (vaginal e não só). Parte da sua popularidade deve-se à sua riqueza nutricional. Fonte natural de vitaminas A, C e E, estas bagas são também fonte natural de ácidos gordos Ómega 3, 6, 7 e 9.
Os ácidos gordos essenciais são fundamentais para o nosso bem-estar acreditando-se que também são benéficos para a pele e para as mucosas.
Nos últimos tempos foram realizados alguns estudos com o objetivo de testar as propriedades hidratantes do óleo de espinheiro marítimo ao nível das mucosas de mulheres na pós-menopausa, com queixas de secura vaginal, prurido e inflamação na região genital.
Os resultados mostraram que o consumo de óleo de espinheiro marítimo, diariamente, por um período de 3 meses, melhorou significativamente os sintomas de ressecamento da mucosa.
O suplemento Omega 7, da Newfood, é um suplemento composto por óleo das bagas do espinheiro marítimo e um dos produtos mais procurados por senhoras que sofrem de secura vaginal.
Cuide de si, ligue-se a nós!