Caracterizada por uma perda acelerada de massa óssea, a osteoporose é uma condição comum em mulheres pós-menopausa, mas não pensem os homens que este é um problema exclusivamente feminino.
Se por um lado, ossos frágeis e porosos que resultam, na maior parte das vezes, de uma diminuição dos níveis de estrogénio, afetam em muito a qualidade de vida de uma grande fatia de mulheres no pós-menopausa, um estilo de vida sedentário, uma fraca ingestão de alimentos ricos em cálcio, uma fraca exposição solar, hábitos tabágicos, consumo excessivo de álcool e fatores hereditários não abonam muito a favor da saúde óssea de homens e de mulheres, aumentando mesmo o risco de fraturas.
É sabido que estrutura do nosso esqueleto está em constante renovação. Contudo, se por um lado, até aos 20 anos estamos temos tendência a ganhar massa óssea, a partir dos 40 anos, a história parece mudar e a uma velocidade superior à desejada.
Não há dúvidas que as mudanças hormonais que acompanham a menopausa e que resultam numa diminuição drástica dos níveis de estrogénio, interferem de forma marcada na perda de massa óssea. Mas porque é que isso acontece?
Estudos indicam que os estrogénios têm um papel muito importante na modulação do processo de remodelação óssea, sendo fundamental à fixação do cálcio nos ossos.
Mas não pensem os homens que a Osteoporose é um problema exclusivo das mulheres! A verdade é que nos homens, o esqueleto parece manter-se quase intacto até mais tarde e o facto parece estar, uma vez mais, relacionado com as concentrações hormonais. A testosterona, a principal hormona masculina, barra o desgaste ósseo e, ao contrário do que acontece com as mulheres, que podem ver os níveis de estrogénio reduzidos numa idade ainda não muito avançada, nos homens os níveis de testosterona decrescem de forma mais gradual.
A primeira tentativa de conter a perda de massa óssea deverá passar por garantir um correto aporte diário de elementos fundamentais à saúde óssea. Cálcio e Vitamina D não deverão faltar. Vitamina K2 também não!
Com um papel importante na coagulação do sangue, a Vitamina K tem ganho cada vez mais destaque pela sua importância na manutenção de ossos saudáveis. A sua forma MK-7 (Menaquinona) é uma das formas mais facilmente absorvidas pelo organismo daí que tenha ganho especial destaque na área dos suplementos naturais. Estudos realizados atribuem-lhe uma capacidade de prevenção da calcificação vascular (evita a acumulação de cálcio nos vasos sanguíneos) e uma capacidade de promover a integração do cálcio nos ossos.
Cálcio e Vitamina D não são novos nos cuidados com os ossos. Fundamentais para a manutenção de ossos, músculos e dentes normais, devem ser consumidos em conjunto.
Porquê?
A vitamina D, além de contribuir para a normal absorção e utilização do cálcio no nosso organismo, é também importante para a manutenção de níveis normais de cálcio no sangue.
O Magnésio pode ser outro elemento a considerar.
Além de contribuir para o processo energético e para a função muscular, o magnésio, também contribui para o normal funcionamento do sistema nervoso, para uma normal função psicológica, para o equilíbrio dos eletrólitos, para a síntese normal de proteínas, para a manutenção de ossos e dentes normais e para o processo de divisão celular.
Quer cuidar da saúde dos seus ossos e não sabe onde encontrar estes elementos essenciais?
A Newfood dá uma ajuda, colocando ao seu dispor um suplemento que reúne o melhor que a natureza tem para lhe dar nos cuidados com o esqueleto.
D3 + K2 Complex é um suplemento natural, Newfood, que reúne os benefícios do cálcio, do magnésio, da Vitamina D e da vitamina K e que vem ainda enriquecido com um complexo de verdes único (composto por clorela, spirulina, erva cevada, erva trigo, brócolos e couve Galega) que em muito enriquece este suplemento do ponto de vista nutricional.
Já sabe onde nos encontrar?
Estamos à distância de um clique e acessíveis em qualquer parte do Mundo.
www.newfood.pt é o que deve digitar no seu computador e se tiver dúvidas estamos sempre ao seu dispor.
Cuide de si, ligue-se a nós!