Que o tempo frio pode ser sinónimo de dor articular já toda a gente o sabe. O porquê de isso acontecer? Hum…. Vamos tentar entender um pouco…
As articulações são estruturas fundamentais ao movimento e estabilidade do nosso esqueleto. Correspondem ao local de união entre dois ou mais ossos e têm como principal função permitir o movimento, mantendo os ossos juntos e estáveis.
O envelhecimento e a prática de desportos mais intensos podem levar a um maior desgaste dos elementos que compõem a articulação. Nestes casos, dor e rigidez no movimento resultam numa diminuição da capacidade de mobilidade e numa diminuição da qualidade de vida. Contudo, as queixas articulares não se ficam por aqui.
Quando as temperaturas baixam, é comum ouvirmos algumas pessoas queixarem-se de dor e de rigidez articular.
Apesar de ser um tema um pouco controverso, a verdade é que as queixas são reais e até parecem ter fundamento.
- Com o frio, e como forma de defesa, temos mais tendência a encolhermo-nos. Os nossos músculos ficam mais rígidos e tensos, o que resulta numa diminuição da mobilidade e da flexibilidade das nossas articulações.
- No inverno, a diminuição natural da pressão atmosférica parece contribuir para que as articulações se expandam um pouco, resultando num alongamento dos tecidos ao seu redor. Este facto parece levar à irritação das terminações nervosas, causando dor.
- O líquido sinovial que tem um papel fundamental na lubrificação das articulações móveis e no transporte de nutrientes para a cartilagem articular, parece tornar-se mais espesso no tempo frio. Resultado? Menor capacidade de lubrificação, causando mais dor ao mover a articulação.
Felizmente existem os suplementos alimentares!
Sabia que o nosso organismo agradece quando associamos a toma de um suplemento alimentar adequado a um estilo de vida saudável?
É verdade, e felizmente existem no mercado alguns suplementos alimentares que associam o melhor que a natureza tem para nos oferecer na hora de cuidar da saúde das nossas articulações. O segredo passa por privilegiarmos a toma de suplementos que contenham ingredientes que além de contribuírem para uma correta nutrição do fluído sinovial também contribuam para a manutenção da estrutura das cartilagens.
Sulfato de Glucosamina, Sulfato de Condroitina, Vitamina C, Cobre e Manganês são apenas alguns dos elementos mais populares junto da comunidade científica. Vamos conhecê-los um pouco melhor?
Sulfato de Glucosamina
A glucosamina parece participar como substrato na síntese de glicosaminoglicanos, proteoglicanos e hialuronato a nível articular. A sua utilização é baseada em estudos realizados em modelos animais e estudos in vitro que parecem evidenciar uma certa capacidade de normalização do metabolismo articular.
Sulfato de Condroitina
A condroitina é um glicosaminoglicano encontrado em vários tecidos, inclusivamente ao nível da cartilagem hialina. Frequentemente utilizada em associação com a glucosamina, a condroitina parece ter a capacidade de estimular a síntese de cartilagem.
Vitamina C
A Vitamina C é uma vitamina com funções vitais para o nosso organismo. Não temos a capacidade de sintetizá-la e por isso, a toma de um suplemento à base de Vitamina C pode ser sempre uma boa forma de evitar o desenvolvimento de carências nesta vitamina.
Além de contribuir para a normal formação de colagénio para normal funcionamento das cartilagens e dos ossos, a vitamina C também contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis bem como para a redução do cansaço e da fadiga.
Cobre
O Cobre é um mineral a ter em consideração na hora de cuidar da saúde das suas articulações.
Está largamente envolvido na manutenção dos tecidos conjuntivos contribuindo, desta forma, para uma maior estabilidade articular.
Manganês
O Manganês é um oligoelemento, presente em todas as formas de vida, que participa em diversas funções estruturais e enzimáticas no organismo.
Está envolvido na formação dos tecidos conjuntivos e na manutenção de ossos normais, participa no metabolismo produtor de energia e permite a adaptação celular ao stress oxidativo, contribuindo para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis. Para garantir o normal funcionamento destes processos metabólicos, é recomendada a ingestão diária de 2mg de Manganês.
Já preparou as suas articulações para o frio, ou vai arriscar? Para a prevenção de dores articulares na nova estação experimente ARTHRO SUPPORT.
Cuide da sua Saúde!
Pode adquirir os nossos suplementos alimentares inteligentes comodamente na nossa loja online e usufruir de todas as vantagens que preparámos especialmente para si.
Tem dúvidas sobre os suplementos alimentares Newfood®? Quer saber mais sobre como melhorar a sua saúde e sentir-se melhor no dia a dia?
Envie um e-mail para info@newfood.pt e os nossos especialistas terão todo o prazer em ajudar. Se necessário, podem até aconselhar um dos profissionais de saúde que compõem a nossa rede exclusiva de parceiros.
Conhece um amigo ou amiga a quem este artigo pode ajudar?
Muito simples, basta partilhar.