Mais do que uma moda, uma forma de vida… Nos últimos anos muitos são aqueles que se têm rendido ao vegetarianismo, uma forma de vida onde são privilegiadas as frutas, os legumes e as proteínas de origem vegetal.
Os motivos, esses, são distintos!
A busca por um estilo de vida mais saudável, a preocupação com o bem-estar animal e uma maior consciencialização ambiental parecem ser os principais responsáveis para que uma grande fatia da população privilegie uma alimentação vegetariana.
Não é novidade que “Somos aquilo que comemos”, pelo menos, já assim o dizia Hipócrates. A verdade é que, de forma mais ou menos marcada, as nossas escolhas alimentares acabam por determinar a forma como o nosso organismo funciona.
Apesar de saudável, a adoção de hábitos alimentares vegetarianos pode contribuir para um menor aporte de alguns nutrientes, principalmente daqueles maioritariamente encontrados no Reino Animal.
Com isto, não queremos dizer que tem que ingerir alimentos de origem animal para colmatar as possíveis deficiências nutricionais decorrentes de uma alimentação vegetariana.
Felizmente, hoje em dia, podemos encontrar no mercado um conjunto de suplementos alimentares que podem garantir um aporte nutricional adequado, sem ter que ingerir nada de origem animal.
Mas antes de mais, vamos lá saber quais os nutrientes menos presentes numa dieta vegetariana?
VITAMINA B12
A vitamina B12 é maioritariamente encontrada em produtos de origem animal. Cansaço, tonturas, sangramento das gengivas, perda de memória e alterações de humor são as queixas mais frequentes quando esta vitamina entra em défice. A toma de um suplemento que contenha Vitamina B12 pode ser uma boa forma de garantir um bom aporte diário desta vitamina.
CÁLCIO
O cálcio é um mineral com funções fundamentais ao correto funcionamento do nosso organismo. Além de contribuir para a normal coagulação do sangue e para uma neurotransmissão normal, o cálcio também contribui para o normal funcionamento muscular e para o processo de divisão e especialização celular.
OMEGA 3
Os ácidos Gordos Ómega 3, EPA e DHA, estão maioritariamente presentes nos peixes gordos de água fria como tal, pessoas que optem por um regime alimentar vegetariano acabam por, naturalmente, apresentar índices muito reduzidos destes nutrientes.
As principais consequências do seu défice vão acabar por manifestar-se a nível mental, visual e cardiovascular dado que, EPA e DHA, quando ingeridos numa quantidade não inferior a 250mg por dia contribuem para o normal funcionamento do coração.
A ingestão diária de, pelo menos, 250mg de DHA também contribui para a manutenção de uma visão e de uma função cerebral normal Não há dúvidas que a Natureza é uma grande fonte de vida e que nela podemos encontrar tudo aquilo que necessitamos para conseguir viver uma vida saudável. É só tratar bem dela e fazer as escolhas mais acertadas. Adquira os nossos suplementos alimentares com Ómega 3 Green Complex e OMEGA 3 + VIT E na nossa loja online.
O segredo para uma vida saudável passa por uma correta ingestão vitaminas, minerais, fibras, proteínas. Agora que já lhe demos a conhecer as principais deficiências nutricionais desenvolvidas por quem opta por uma dieta vegetariana, fique atento e veja quais os suplementos mais adequados para que nada lhe falte.
Cuide da sua Saúde!
Pode adquirir os suplementos alimentares ideais para si comodamente na nossa loja online e usufruir de todas as vantagens que preparámos especialmente para si.
Tem dúvidas sobre os produtos Newfood®? Quer saber mais sobre como melhorar a sua saúde e sentir-se melhor no dia a dia?
Envie um e-mail para info@newfood.pt e os nossos especialistas terão todo o prazer em ajudar. Se necessário, podem até aconselhar um dos profissionais de saúde que compõem a nossa rede exclusiva de parceiros.
Conhece um amigo ou amiga a quem este artigo pode ajudar?
Muito simples, basta partilhar.