A vitamina C é um elemento essencial à nossa saúde e bem-estar. Maioritariamente conhecida pelo seu contributo para a manutenção do normal funcionamento do sistema imunitário, a vitamina C é na verdade, fundamental para o correto funcionamento de vários sistemas no nosso organismo.
Principais funções da Vitamina C no organismo:
– Contribui para manter o normal funcionamento do sistema imunitário;
– Contribui para a normal formação de colagénio para funcionamento normal dos vasos sanguíneos, dos ossos, das cartilagens, das gengivas, da pele e dos dentes;
– Contribui para o normal metabolismo produtor de energia;
– Contribui para o normal funcionamento do Sistema Nervoso;
– Contribui para uma normal Função Psicológica;
– Contribui para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis;
– Contribui para a redução do cansaço e da fadiga;
– Contribui para a regeneração da forma reduzida da Vitamina E (a vitamina E protege as células das oxidações indesejáveis);
– Aumenta a absorção de Ferro.
O nosso organismo não tem a capacidade de produzir Vitamina C havendo por isso a necessidade de obtê-la através da alimentação ou da suplementação. O facto de ser solúvel em água faz com que seja facilmente eliminada do nosso organismo através da urina razão pela qual devemos garantir uma ingestão adequada de forma regular.
Esta vitamina pode ser encontrada no mercado nas mais variadas formas sendo a forma de ácido ascórbico a mais comum. Apesar de ser geralmente bem tolerada há quem reporte dor no estomago e diarreia após o seu consumo e este facto parece estar relacionado com o facto de estar na forma ácida podendo causar alguma irritação e maior sensibilidade a nível digestivo. Nestes casos, a utilização de uma vitamina C numa forma não ácida, como o ascorbato de cálcio pode ser uma boa alternativa. É uma forma mais suave para o estomago mantendo todas as propriedades e benefícios da Vitamina C para a saúde e bem-estar geral.