O desejo sexual é amplamente influenciado por fatores emocionais e hormonais por isso, manter a chama acesa numa relação nem sempre é tarefa fácil.
No mês em que se celebra o Dia dos Namorados, e consequentemente o amor, falamos de falta de líbido, ou perda do desejo sexual, um problema muitas vezes escondido, que afeta tanto homens como mulheres e que traz muitas inseguranças, dúvidas e preocupações que acabam por colocar em causa a qualidade de vida do casal.
Stress, depressão, ansiedade, cansaço, alterações hormonais e a toma de determinados medicamentos podem influenciar e prejudicar a líbido. Apimentar a relação e reacender a chama do amor pode passar por procurar a ajuda de um especialista, mas os suplementos também podem dar uma ajuda. Como?
Sabia que existem na natureza plantas tradicionalmente utilizadas com o objetivo de contribuir para para o desempenho sexual
Damos alguns exemplos:
A Damiana é um arbusto nativo da América Central, tradicionalmente utilizado, há séculos, como estimulante e afrodisíaco. O mecanismo através do qual atua no nosso organismo ainda não é conhecido, contudo, estudos efetuados em ratos levam-nos a crer que o aumento do desejo e do desempenho sexual envolvem a via do óxido nítrico, permitindo uma melhor irrigação sanguínea e consequentemente um melhor desempenho sexual.
A Muirapuama é uma árvore nativa da região Amazónica muito popular na medicina tradicional daquela região. Os nativos utilizam as suas raízes e cascas como tónico venoso e em casos de disfunção sexual.
Fazem parte da sua composição compostos como o α-pineno, o α-humuleno, o β-pineno, o β-cariofileno, o camfeno e a canfora. Ácidos gordos como os ácidos uncosanóico, tricosanóico e pentacosanóico compõem cerca de 20% dos compostos lipofílicos da planta. Alguns estudos também detetaram a presença de β-sitosterol, ácidos gordos de esteróis, cumarinas, ácidos gordos livres e esteróis livres.
Acredita-se, com base na informação etnofarmacológica disponível, que a muirapuama tem a capacidade de interagir com o sistema dopaminérgico contribuindo, desta forma, para um aumento da líbido.
Conhecido popularmente pelas suas características adaptogénicas, o Panax Giseng é frequentemente utilizado com o objetivo de aumentar a vitalidade e o desempenho físico e mental.
O seu mecanismo de ação ainda não é bem conhecido, contudo, são múltiplos os estudos que relatam os efeitos benéficos como tónico e adaptogénico, contribuindo para um melhor desempenho físico (incluindo a nível sexual), maior vitalidade e capacidade de resistência ao stress.
Nativa dos Andes Centrais do Perú, a maca é uma planta que cresce acima dos 4000 metros de altitude. Composta por glucosinolatos, compostos fenólicos, fitosteróis e alcaloides que lhe parecem conferir características interessantes em situações de disfunção sexual, a maca é considerada por muitos um alimento nutritivo, energético e funcional. Frequentemente utilizada como afrodisíaco masculino e feminino, a maca é também tradicionalmente utilizada como energizante, com o objetivo de contribuir para um melhor desempenho.
Encontra estes e outros ingredientes em www.newfood.pt
Se tiver alguma dúvida, entre em contacto connosco e teremos todo o gosto em ajudar.
Cuide de si, ligue-se a nós!