Fonte natural de fibras, proteínas e de vitaminas e minerais como o cálcio, o fósforo, o magnésio e o ferro as algas têm despertado o interesse pela sua imensa riqueza nutricional. Hoje, damos-lhe a conhecer duas das algas mais faladas no momento, a clorela e a Spirulina.
Atualmente consideradas como superalimentos, dada a sua riqueza nutricional, estes dois tipos de microalgas de água doce são facilmente encontrados em suplementos alimentares (cápsulas, comprimidos, xaropes, …) ou na forma de pó facilmente adicionável às receitas lá de casa. Mas o que terão estas algas de tão especial? É isso que lhe vamos tentar mostrar.
Apesar de serem visualmente semelhantes, afinal de contas ambas apresentar uma coloração esverdeada, a verdade é que acabam por ter características que as distinguem. Ora vejamos:
Comecemos pelo facto da Spirulina ser, na verdade, uma cianobactéria e não uma alga como a clorela. É verdade! Apesar de serem comumente referidas como microalgas, uma das principais diferenças entre a clorela e a spirulina prende-se mesmo com o facto de a clorela ser, na verdade, uma alga pertencente ao reino Plantae e a spirulina ser uma cianobactéria pertencente ao reino Bacteria.
Outro fator que as distingue é o facto da spirulina conter ficocianina na sua composição, um pigmento de coloração azulada naturalmente produzido pelas cianobactérias, ao qual são atribuídas características antioxidantes e anti-inflamatórias, entre outras. É também naturalmente rica em clorofila, um pigmento que confere cor esverdeada às plantas e ao qual também são atribuídas características antioxidantes. É fonte de proteínas, contém todos os aminoácidos essenciais e é naturalmente composta por ferro e por uma série de vitaminas, minerais e fitonutrientes que se acredita serem muito benéficos para o bem-estar de quem os consome.
A clorela, por seu turno, distingue-se pelo seu conteúdo em proteína de elevado valor biológico. Composta por cerca de 50% a 60% de proteínas, sendo uma fonte completa, pois tal como a Spirulina, a clorela contém todos os aminoácidos essenciais. É também uma fonte natural de licopeno, luteína, betacaroteno, ferro, vitamina C e de uma série de outras vitaminas e minerais como o magnésio, o zinco, o cobre, o potássio, o cálcio, o ácido fólico, vitaminas do complexo B.
É por isto, e muito mais, que a Newfood tem uma gama de suplementos toda ela enriquecida com Clorela e Spirulina, a linha Green Complex. Já a conhece?
Visite-nos em Green Complex – Gama de Suplementos Alimentares Inteligentes (newfood.pt) e fique a conhecê-la um pouco melhor.
Cuide de si, ligue-se a nós!