Há alturas na nossa vida em que não queremos que a memória nos falhe, contudo, fatores como o envelhecimento ou, até mesmo, estados de maior ansiedade podem contribuir para que o nosso desempenho mental não seja o desejável.
Hoje destacamos 6 elementos que devem fazer parte do seu dia a dia:
Magnésio
Fundamental ao correto funcionamento do nosso organismo, o magnésio é um mineral crucial ao processo de aprendizagem e de memória. Além de estar envolvido na transmissão dos impulsos nervosos e na comunicação entre os neurónios, o magnésio também parece estar relacionado com uma regulação do fluxo sanguíneo cerebral, melhorando a oxigenação e a nutrição das células cerebrais.
Bacopa
Bacopa monnieri, também conhecida como Brahmi, é uma planta tradicionalmente utilizada na medicina ayureda com o objetivo de melhorar os processos cognitivos e as funções intelectuais relacionadas com a preservação da memória. Os bacosídeos, os seus principais componentes bioativos, parecem ser os principais responsáveis pelas suas propriedades benéficas para o organismo.
Ginkgo biloba
Nativo da China, o Ginkgo biloba é tradicionalmente utilizado pelas suas propriedades benéficas para o organismo, principalmente como objetivo de promover uma correta irrigação sanguínea a nível cerebral, melhorando a capacidade de memória e de concentração. Os terpenoides, maioritariamente os ginkgólidos A, B, C e J e os bilobaídeos e, os flavonoglicósidos como a quercetina e o kaempferol, bem como alguns ácidos orgânicos são os seus principais componentes ativos.
Colina
Este é um nutriente diretamente relacionado com a função cerebral, já que é precursor da acetilcolina, ajudando a melhorar a memória e facilitando a aprendizagem.
Vitamina B5
A Vitamina B5, ou Ácido Pantoténico como também é conhecida, é uma vitamina hidrossolúvel envolvida em vários processos do organismo. Contribui para uma síntese e um metabolismo normais das hormonas esteróides, da Vitamina D e de alguns neurotransmissores.
O Ácido Pantoténico contribui para o normal metabolismo produtor de energia, permitindo a redução do cansaço e da fadiga e para um desempenho mental normal. Por forma a garantir que estas funções sejam mantidas, é recomenda-se uma ingestão diária de 6mg desta vitamina.
As principais fontes alimentares da Vitamina B5 incluem os amendoins e a sua manteiga, as amêndoas, as sementes de girassol, as miudezas de algumas carnes (fígado e rins), o farelo de trigo e de arroz, os cogumelos, o ovo, o queijo, o salmão e a lagosta.
Cuide de si, ligue-se a nós!