De todos os meses do ano, dezembro é o mês mais carregado de tradição, de encontros, de festas e de reuniões familiares. O Mundo e as relações humanas mudaram muito nos últimos tempos, mas há tradições que ainda gostamos de manter. O período decorrente entre o Natal e o Final do Ano é por norma um período recheado de tradições e de excessos alimentares e é nesta época que mais abusamos do consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura.
Será que há forma de minimizar os efeitos nefastos dos excessos cometidos? Afinal de contas, não há nada pior do que uma consciência pesada depois de um período de tanta alegria e satisfação.
Nós damos-lhe as dicas e deixamos o resto consigo.
Opte por alimentos mais saciantes
Alimentos ricos em fibra (ex: aveia, fruta, hortaliças, arroz integral, …) são mais saciantes.
Experimente iniciar as suas refeições com uma sopa de hortaliças e troque o famoso arroz branco pela sua versão integral. Desta forma conseguirá “enganar” o seu estômago fazendo-o sentir-se satisfeito e saciado.
Não salte refeições
Comer de forma regrada e equilibrada, ao longo do dia, sem saltar refeições (ex: pequeno-almoço e lanche), ajuda a que chegue às refeições principais mais saciado.
Opte por um pequeno almoço rico em fibra (ex: granola, pão integral, panquecas de aveia,…) e não se esqueça dos frutos secos e da fruta para os seus lanches da manhã e da tarde.
Hidrate-se!
70% do nosso organismo é composto por água por isso, mantê-lo hidratado é fundamental para que funcione de forma equilibrada.
Não se esqueça de beber 1 a 2L de líquidos por dia. Se não é muito fã de água, opte por infusões, tisanas ou águas aromatizadas. O importante é manter-se hidratado!
Tenha os seus melhores amigos ao seu lado
Os pratos típicos da época Natalícia são recheados de açúcares e de gordura. Os seus efeitos no organismo podem não ser visíveis de imediato, mas, a médio/longo prazo podem acabar por comprometer algumas funções.
É aqui que os suplementos alimentares, os seus “novos” melhores amigos podem entrar em cena!
Sabia que alguns suplementos alimentares, em conjunto com a prática de hábitos de vida mais saudáveis, podem contribuir para que passe esta época festiva sem grandes pesos na consciência?
Vamos conhecer alguns:
CLA – Ácido Linoleico Conjugado
Das sementes de Carthamus tinctorius é extraído um óleo que é uma fonte natural de Ácido Linoleico Conjugado (CLA), um ácido essencial pertencente à família dos Ómega6.
O Ácido Linoleico contribui para a manutenção de níveis normais de colesterol no sangue (o efeito benéfico é obtido com uma dose diária de 10g de ácido oleico).
Phaseolus vulgaris – Feijão Branco
Composto por um conjunto de compostos bioativos com um papel importante no metabolismo, o Phaseolus vulgaris tem despertado especial interesse por parte da comunidade científica. O seu teor em fibras solúveis e amidos resistentes também confere características que tornam o seu consumo muito interessante.
Picolinato de Crómio
O picolinato de crómio é uma das principais fontes naturais de crómio, um mineral essencial que pode encontrado numa série de alimentos como o marisco, a carne, o feijão, os brócolos, as cenouras, as batatas, as nozes, as passas, e pimenta preta.
Contribui para o normal metabolismo dos macronutrientes – hidratos de carbono, proteínas e lípidos –, estando envolvido em reações químicas capazes de quebrar estas moléculas em compostos mais facilmente digeríveis pelo nosso organismo.
O Crómio, na forma de Picolinato, parece apresentar uma maior biodisponibilidade quando comparado com outras formas de Crómio presentes no mercado. Estudos comprovam que o Crómio contribui para a manutenção dos níveis normais de glicose no sangue.
Ómega 3 – EPA e DHA
Nem sempre é fácil garantirmos um correto aporte de ácidos gordos Ómega 3 através da nossa alimentação. Apesar de naturalmente presentes em maior concentração nos peixes mais gordos, acabam por ser destruídos, na sua grande maioria, durante o processo de cozedura. A melhor forma de garantirmos um correto aporte destes nutrientes, no nosso dia a dia, poderá passar pela suplementação.
Os ácidos gordos essenciais Ómega 3, EPA e DHA, são fundamentais para o nosso bem-estar. Dependendo das doses em que são consumidos, parecem contribuir para normal funcionamento do coração e para o controlo dos níveis de colesterol no sangue.
Bom Natal, mas com saúde!
Para combater os excessos nesta esta época Natalícia, pode adquirir os nossos suplementos alimentares inteligentes comodamente na nossa loja online e usufruir de todas as vantagens que preparámos especialmente para si.
Tem dúvidas sobre os suplementos alimentares Newfood®? Quer saber mais sobre como melhorar a sua saúde e sentir-se melhor no dia a dia?
Envie um e-mail para info@newfood.pt e os nossos especialistas terão todo o prazer em ajudar. Se necessário, podem até aconselhar um dos profissionais de saúde que compõem a nossa rede exclusiva de parceiros.
Conhece um amigo ou amiga a quem este artigo pode ajudar?
Muito simples, basta partilhar.