Dormir bem é essencial ao nosso bem-estar e não é por acaso que uma noite mal dormida pode resultar num dia mais atribulado e menos produtivo.
O sono tem um grande poder restaurador. Enquanto dormimos, o organismo repara tecidos, cuida do crescimento muscular e da síntese de proteínas, repõe energias e regula o metabolismo, fatores fundamentais à nossa saúde e bem-estar.
Apesar dos especialistas recomendarem que se durma em média 8 horas por dia, quem nunca passou por uma noite menos bem dormida? O resultado é logo evidente.
Sentimo-nos mais cansados e indispostos, com menos rendimento no desempenho de tarefas diárias, com lentidão de raciocínio e alterações no humor. Mas as consequências de noites mal dormidas não se ficam por aqui. Sabia que a privação crónica do sono pode contribuir para um aumento do risco de desenvolvimento de hipertensão e de diabetes e de alterações no metabolismo que afetam o nosso peso corporal? A imunidade e o humor também ficam afetados e alguns estudos estabelecem uma relação entre a falta de sono e o desenvolvimento de doenças crónicas.
Não há dúvida que dormir bem é essencial ao bem-estar físico e mental por isso damos-lhe deixamos-lhe aqui um conjunto de práticas diárias simples que podem contribuir para uma noite de sono com mais qualidade.
- Estabeleça uma rotina de sono
Comece por estipular um horário para dormir e para acordar, respeitando a quantidade de horas necessárias para o corpo repor as suas funções. Tente acordar e ir dormir, todos os dias, à mesma hora (fins de semana incluídos). Alguns estudos rementem-nos para a capacidade que o nosso corpo e o nosso cérebro têm para detetar rotinas o que, no caso do sono, parece contribuir para um sono mais natural e proveitoso.
- Evite as sestas durante o dia
Dormir durante o dia pode atrapalhar o seu sono à noite, principalmente se forem sestas longas. Se o seu corpo pedir por descanso durante o dia, tente fazê-lo por curtos períodos de tempo.
- Evite o consumo de bebidas com cafeína próximo da hora de ir dormir.
Pessoas mais sensíveis podem sentir maior excitação e, consequentemente, maior dificuldade em adormecer após a ingestão de bebidas com cafeína. Prefira tisanas à base de Tília, Erva Cidreira, Camomila, Passiflora ou Valeriana, por exemplo.
- Cuide da sua alimentação
Bons hábitos alimentares podem contribuir para melhorar a qualidade do seu sono por isso, evite refeições pesadas próximo da hora de ir para a cama. Tente manter uma alimentação equilibrada ao longo do dia, privilegiando alimentos naturais como legumes, frutas e verduras.
- Crie um ambiente aconchegante e relaxante
Evite a realização de tarefas que despertem, vista uma roupa confortável e aconchegue-se. Isso irá contribuir para que o sono chegue mais tranquilamente.
- Reduza a luminosidade e evite a utilização de dispositivos eletrónicos antes de ir dormir.
Lâmpadas fortes, ecrãs de computador, televisão, tablet ou telefone interferem com a produção natural de melatonina e isso resulta numa diminuição da qualidade do sono.
- Suplementos alimentares também podem dar uma ajuda.
Já ouviu falar de suplementos à base de Melatonina?
Além de contribuírem para reduzir o tempo necessário para adormecer (o efeito benéfico é obtido consumindo 1mg de melatonina ao deitar), também contribuem para o alívio dos sintomas subjetivos da diferença horária – “jet lag” (o efeito benéfico é obtido com o consumo mínimo de 0,5mg de melatonina antes de se deitar no primeiro dia de viagem e nos dias seguintes após a chegada ao destino).
A melatonina é uma hormona naturalmente produzida pelo nosso organismo, ao anoitecer. Contudo, a utilização de dispositivos eletrónicos emissores de luz azul (telemóvel, tablet, computador, televisão,…) podem inibir a sua produção natural e comprometer a qualidade do seu sono.
Para conhecer os nossos suplementos à base de melatonina, visite-nos em www.newfood.pt
Suplemento Alimentar MELATONIN PLUS – Newfood® Innovation Labs
Suplemento Alimentar NIGHT SUPPORT – Newfood® Innovation Labs
Cuide de si, ligue-se a nós!