O nome Lentinula edodes pode soar-lhe estranho, mas se lhe dissermos que é o nome científico do cogumelo shiitake se calhar já lhe parece mais familiar.
Lentinula edodes, popularmente conhecido como cogumelo shiitake, é um dos macrofungos comestíveis mais populares tanto na área alimentar como suplementação alimentar. Nativo de regiões húmidas e quentes da América do Norte e do Sul, da Ásia e da Austrália, este cogumelo é amplamente cultivado em todo o mundo.
Fonte natural de vários nutrientes e substâncias bioativas, o cogumelo shiitake contém na sua composição mono, di, tri e polissacarídeos, aminoácidos (arginina, histidina, leucina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, valina e triptofano), lípidos (5–8% da matéria seca), vitaminas (B1, B2, B12, C, D, E), minerais (cálcio, potássio, magnésio, manganês, fósforo, zinco e sódio), fibra, e inúmeros elementos aos quais são atribuídos algumas características terapêuticas.
Os β-glucanos são os principais polissacarídeos encontrados na parede celular dos fungos e parecem ser os responsáveis pela maioria dos efeitos biológicos atribuídos ao cogumelo.
A vitamina B1 ou Tiamina, como também é conhecida, naturalmente presente no cogumelo shiitake contribui para o normal metabolismo produtor de energia, para o normal funcionamento do sistema nervoso, para uma normal função psicológica e para o normal funcionamento do coração.
A vitamina B2 é outro dos componentes frequentemente presentes neste tipo de cogumelo. Fundamental ao correto funcionamento do sistema nervoso e para a redução do cansaço e da fadiga, esta vitamina também contribui para a manutenção de mucosas normais, para a manutenção de glóbulos vermelhos normais, para o normal metabolismo do ferro e para a proteção das células contra as oxidações indesejáveis.
A vitamina B12, além de contribuir para o normal metabolismo da homocisteína e para a formação normal de glóbulos vermelhos, também contribui para uma normal função psicológica, para o normal funcionamento dos sistemas nervoso e imunitário e para a redução do cansaço e da fadiga.
A vitamina C é outra das vitaminas naturalmente presente neste cogumelo. Frequentemente associada aos cuidados com a imunidade, esta vitamina também contribui para a normal formação de colagénio, para o normal funcionamento do sistema nervoso e da função psicológica e para o normal metabolismo produtor de energia.
Nos últimos tempos temos vindo a ser cada vez mais alertados para a importância da vitamina D no nosso organismo. Naturalmente presente no cogumelo shiitake, esta vitamina contribui para o processo de divisão celular, para a manutenção de ossos, dentes e músculos normais, para o normal funcionamento do sistema imunitário e para a manutenção de níveis normais de cálcio no sangue.
A suplementação pode ser sempre uma boa forma de dar ao nosso organismo as vitaminas e os minerais que nem sempre conseguimos obter em quantidades suficientes através da alimentação. Na Newfood encontra um bom parceiro na promoção de uma vida com mais qualidade.
Cuide de si, ligue-se a nós!