A procura por suplementos à base de ácidos gordos ómega3 e vitamina D3 é uma realidade crescente na área dos suplementos alimentares. A razão para tanto interesse? O facto de grande parte de nós não os conseguir obter em quantidades adequadas no nosso dia a dia através da alimentação e a extrema importância que têm para o correto funcionamento do nosso organismo. Vamos conhecê-los um pouco melhor?
Pertencentes ao grupo de ácidos gordos polinsaturados, os ácidos gordos ómega3 são considerados essenciais ao nosso organismo. Não temos a capacidade de produzi-los endogenamente e a solução passa por procurar boas fontes alimentares e/ou suplementar.
Embora existam vários tipos de ácidos gordos ómega3, o EPA e o DHA são os que mais se destacam neste grupo. Encontrados maioritariamente em peixes mais gordos os ácidos gordos ómega3 parecem contribuir para:
- Normal Função Cerebral
- Humor
- Visão Normal
- Saúde do Coração
- Modulação de Processos Inflamatórios
Mas atenção!!
Para que não vejamos as suas funções comprometidas, devemos garantir a ingestão de 250mg de EPA e de DHA por dia.
E a vitamina D?
Apesar de ser naturalmente produzida pelo nosso organismo num processo que requer exposição ao sol e de poder ser encontrada em alguns alimentos, principalmente os de origem animal (ex: salmão, ostras, algumas carnes, queijo, leite e ovos), a verdade é que, atualmente, uma grande fatia da nossa sociedade apresenta níveis muito reduzidos de vitamina D no seu organismo. Nestes casos, suplementar pode ser uma excelente opção!
Quais as principais funções da vitamina D no nosso organismo?
- Contribui para níveis normais de cálcio no sangue;
- Contribui para a normal absorção/utilização do cálcio e do fósforo;
- Contribui para a manutenção de ossos normais;
- Contribui para a manutenção do normal funcionamento muscular;
- Contribui para a manutenção de dentes normais;
- Contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário;
- Contribui para o processo de divisão celular.
Qual a quantidade diária recomendada para um adulto saudável (de porte médio)?
Os regulamentos internacionais apontam para 5mcg por dia. Por isso, se não quiser nenhuma das funções acima referidas comprometidas, deverá garantir o consumo diário de 5mcg de vitamina D.
Se o estilo de vida atual não o permitir pode sempre optar pela suplementação.
Cuide de si, ligue-se a nós!