Nos últimos anos temos visto a oferta de produtos à base de coenzima Q10 aumentar significativamente, tanto na área dos suplementos alimentares quanto na área da cosmética. Vamos conhecer um pouco mais esta molécula popular?
Naturalmente produzida pelo nosso organismo, a Coenzima Q10 desempenha funções vitais a nível celular sendo por isso fundamental garantir a sua presença no nosso organismo, em níveis aceitáveis, para que não ocorra o risco de comprometimento das suas funções.
O envelhecimento, a toma de determinados medicamentos e algumas patologias clínicas estão entre os fatores que mais contribuem para desregulações nos níveis de coenzima Q10 no nosso organismo.
Sabia, por exemplo, que um dos principais efeitos secundários da toma de Estatinas, para regulação dos níveis de colesterol, é a diminuição dos níveis de Coenzima Q10 por inibição da sua produção endógena? Nestes casos, pode haver benefício no consumo de um suplemento à base de coenzima Q10 como forma de contrariar a diminuição dos seus níveis, adjacente à toma da medicação.
A Coenzima Q10 desempenha funções vitais ao correto funcionamento das células. Naturalmente produzida em vários tecidos, a Coenzima Q10, é encontrada em quantidades elevadas ao nível do cérebro, do coração, do músculo esquelético e do fígado, locais com grande demanda energética no nosso organismo. Também pode ser encontrada em alimentos como a carne, o peixe e em alguns óleos vegetais. Contudo, a quantidade que encontramos nestas fontes nem sempre é suficiente para garantir o equilíbrio dos níveis de Coenzima Q10 no organismo. Nestes casos, a suplementação pode ser um excelente complemento de uma alimentação equilibrada.
Importante para o metabolismo energético (produção de ATP), a Coenzima Q10 também parece apresentar características antioxidantes, contribuindo desta forma para a proteção das células contra os danos causados pelos radicais livres por isso a Coenzima Q10 é frequentemente adicionada a cremes e a formulações com características antienvelhecimento (a oxidação celular pode levar à morte celular e consequentemente a um envelhecimento precoce).
Baixos níveis de Coenzima Q10 no organismo estão frequentemente associados a :
– Cansaço Excessivo;
– Perda de Força e de Massa Muscular;
– Fraqueza nas pernas;
– Alteração na capacidade de memória e de concentração.
Cuide de si, ligue-se a nós!