Entramos no mês de Maio, um mês normalmente dedicado à consciencialização dos cuidados com o coração. A Newfood junta-se a esta iniciativa e deixa-lhe algumas dicas para que possa cuidar daquele que é o principal músculo do corpo humano afinal de contas, um coração saudável é fundamental para uma vida com mais qualidade.
Essencial à nossa existência, o coração é um órgão muscular que tem como função principal bombear sangue, o principal meio de transporte de oxigénio e de nutrientes a todas as células do nosso organismo.
É um órgão com grande capacidade de adaptação aos diferentes estados físicos e emocionais pelos quais passamos ao longo do dia. Contudo, com o passar dos anos pode apresentar um “desgaste” de acordo com as situações às quais é sujeito.
Stress, Hipertensão, Obesidade, Diabetes, Tabagismo e Obesidade estão entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas por isso, se quer cuidar do seu coração tem de ter em conta os seguintes aspetos:
- Procure evitar situações de stress
Apesar de não ser um agente causador de grandes distúrbios quando presente esporadicamente, a verdade é que o mesmo não acontece quando estamos sujeitos a longos períodos de stress. Porquê?
Interpretado cérebro como uma situação de risco ou de perigo, o stress leva a que sejam libertadas para a corrente sanguínea um conjunto de hormonas e de substâncias químicas como a adrenalina, a noradrenalina e o cortisol que ao causarem a vasoconstrição das artérias podem contribuir para um aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.
- Alimente-se de forma saudável
Uma dieta equilibrada, rica em fruta, verduras, fibras e peixes gordos, é fundamental para que o organismo consiga obter uma grande fatia dos nutrientes que necessita para funcionar de uma forma adequada. Evite o consumo excessivo de gorduras saturadas e de açúcares. O tabaco e o álcool também deverão ser evitados.
- Pratique exercício físico
A inatividade física é um dos maiores fatores de risco no desenvolvimento de doenças cardíacas. Quando praticada com regularidade contribui para um aumento da sensação de bem-estar (devido à produção de endorfinas). Com um conjunto de medidas simples é possível aplicar, no seu dia-a-dia, exercício físico para manter o corpo a funcionar de forma saudável.
- Aumente a sua ingestão de ácidos gordos Ómega-3
Estudos indicam que o consumo diário de 250mg de EPA e de DHA contribui para o normal funcionamento do coração. A suplementação é uma boa forma de garantirmos uma ingestão adequada destes nutrientes essenciais ao seu bem-estar.
- Monitorize o seu colesterol
Níveis elevados de colesterol no sangue podem contribuir para uma acumulação de gordura na parede das suas artérias e consequentemente, levar a uma obstrução total ou parcial do fluxo sanguíneo que chega ao coração e ao cérebro.
- Cuide da sua tensão arterial
A circulação sanguínea tem como objetivo levar o sangue a todos os tecidos e células do organismo num sistema que implica a existência de alguma pressão sobre as paredes das artérias. Esta pressão, que é normal e essencial para que o sangue chegue ao seu destino, é a chamada “tensão arterial”.
Existem, no entanto, situações que contribuem para que a pressão sobre as paredes das artérias aumente, aumentando também o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Reduzir o consumo de sódio contribui para a manutenção de uma pressão arterial normal.
Cuide de si, ligue-se a nós!