Quais são os tipos de gordura abdominal?
Ter um abdómen definido é desejo de muita gente, e um dos principais motivos para algumas pessoas evitarem determinados alimentos e bebidas. Nem sempre abdómen distendido é sinal de gordura abdominal, também pode ser indício de gases, inchaço e retenção de líquido.
Alguns fatores influenciam a acummulação de gordura localizada no abdómen, como a idade e a genética, tornando a sua queima mais difícil graças a alguns recetores que dificultam a liberação de gordura. A gordura abdominal se acumula de duas formas: na camada subcutânea e na visceral.
A subcutânea é a camada mais profunda da pele e seu principal efeito é inestético. Apesar de não causar tantos prejuízos à saúde, esse é o tipo de gordura localizada é mais difícil de perder, devido ao metabolismo que demora a responder aos estímulos do organismo.
Já a gordura que fica na camada visceral é localizada no interior da cavidade abdominal e está constantemente em atividade metabólica. Esse tipo de gordura localizada altera as taxas do organismo, prejudica o funcionamento dos órgãos e aumenta o risco de doenças, como a diabetes.
Como perder gordura abdominal?
Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem pretende perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal. Além destes, os termogénicos naturais como canela, gengibre, pimenta e café aceleram o metabolismo e a temperatura interna do corpo, ajudando na queima de gordura.
Alimentos pobres em nutrientes e fibras, como doces, farinhas brancas e massas, influenciam negativamente, gerando picos de insulina no sangue. O ideal é que procure por um bom profissional para te orientar sobre qual o melhor caminho a seguir.
A hidratação do corpo é outro fator que influencia o combate a gordura localizada, pois se há grande ingestão de fibras e baixa ingestão de água, o efeito será contrário, podendo gerar gases e constipação. A água hidrata as fibras e auxilia na eliminação de toxinas do organismo.
Além disso, o estilo de vida inadequado, como o stress, é um grande vilão para a perda de gordura abdominal. Em situações de stress, o nosso organismo libera cortisol que, quando em excesso no sangue, favorece o acúmulo de gordura na região do abdómen.
Se sofre para perder a gordurinha que acumulou no abdómen e está a ponto de desistir por achar que é impossível, a boa notícia é que, sim é possível.
Quais são os tipos de gordura abdominal?
Ter um abdómen definido é desejo de muita gente, e um dos principais motivos para algumas pessoas evitarem determinados alimentos e bebidas. Nem sempre abdómen distendido é sinal de gordura abdominal, também pode ser indício de gases, inchaço e retenção de líquido.
Alguns fatores influenciam a acumulação de gordura localizada no abdómen, como a idade e a genética, tornando a queima mais difícil graças a alguns receptores que dificultam a liberação de gordura. A gordura abdominal acumula-se de duas formas: na camada subcutânea e na visceral.
A subcutânea é a camada mais profunda da pele e seu principal efeito é inestético, como os culotes. Apesar de não causar tantos prejuízos à saúde, esse é o tipo de gordura localizada mais difícil de perder devido ao metabolismo que demora a responder aos estímulos do organismo.
Já a gordura que fica na camada visceral é localizada no interior da cavidade abdominal e está constantemente em atividade metabólica. Esse tipo de gordura localizada altera as taxas do organismo, prejudica o funcionamento dos órgãos e aumenta o risco de doenças, como o diabetes.
Como perder gordura abdominal?
Aliar atividade física e uma boa alimentação é o conjunto perfeito para quem quer perder gordura abdominal. Alimentos integrais, não industrializados, com baixo teor de açúcar e alto teor de fibras, como vegetais e frutas, favorecem a queima da gordura abdominal. Além deles, os termogénicos naturais como canela, gengibre, pimenta e café aceleram o metabolismo e a temperatura interna do corpo, ajudando na queima de gordura.
Alimentos pobres em nutrientes e fibras, como doces, farinhas brancas e massas, influenciam negativamente, gerando picos de insulina no sangue. O ideal é que você procure por um bom profissional para te orientar sobre qual o melhor caminho a seguir.
A hidratação do corpo é outro fator que influencia o combate a gordura localizada, pois se há grande ingestão de fibras e baixa ingestão de água, o efeito será contrário, podendo gerar gases e constipação. A água hidrata as fibras e auxilia na eliminação de toxinas do organismo.
Além disso, o estilo de vida inadequado, como o estresse, é um grande vilão para a perda de gordura abdominal. Em situações de estresse, nosso corpo libera cortisol que, quando em excesso no sangue, favorece o acúmulo de gordura na região do abdómen.
4 DICAS EFICAZES PARA PERDER A GORDURINHA DA BARRIGA:
Dica 1: Conheça os alimentos para fazer boas escolhas
A primeira dica e uma das que mais fazem a diferença quando o objetivo é perder gordura abdominal é saber o que comer e, principalmente, o que não comer. Alguns alimentos são responsáveis por causar inchaço na região do abdómen e, por vezes, boa parte daquilo que tanto a incomoda (a gordura na barriga) é provocada pelo excesso de consumo desses alimentos.
Os alimentos que deve evitar e/ou diminuir o consumo são aqueles ricos em açúcares, sal e gorduras, como os refrigerantes, leite integral e produtos lácteos de forma geral, pão, massas, arroz branco, batata, bolachas, etc.
Para perder a gordurinha da barriga, pode apostar em alimentos ricos em fibras como arroz integral, pão e massas integrais, além de legumes e leguminosas. Mas evite o excesso, pois alguns deles podem causar flatulência e, por consequência, também causar inchaço.
Entre os principais alimentos que ajudam queimar a gordura do abdómen podemos destacar os chás e cafés, já que a cafeína ajuda a acelerar o metabolismo. O ómega-3, presente em peixes, nozes e amêndoas, além do abacate, que também é um ótimo aliado para a perda de peso, principalmente porque ajuda a eliminar o colesterol mau.
Dica 2: Beba bastante água e mantenha o corpo hidratado
A água é um remédio natural para o nosso organismo, ajudando a proteger as células e a eliminar as toxinas. Quando ingerimos bastante água (uma média de dois litros por dia), promovemos um melhor funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins, o que irá combater a retenção de líquidos.
Se tem dificuldade em lembrar de beber água, a nossa dica é usar uma garrafinha e deixá-la sempre num local visível. Por exemplo, encha a sua garrafa e coloque-a sobre a sua mesa de trabalho. Assim, lembrar-se-á de beber água e ainda conseguirá controlar a quantidade consumida.
Já para quem alega não gostar de beber água, uma alternativa são as águas aromatizadas, que pode fazer em casa. Basta colocar algumas frutas da sua preferência num jarro com água e armazenar no frio. Fica mais saborosa e bastante refrescante para as épocas quentes. Já durante o inverno, pode optar pelos chás. O importante é manter o corpo bem hidratado.
Dica 3: Pratique atividade física regularmente
Claro que não existe nenhum milagre quando se fala em perda de peso e, tão pouco, quando o objetivo é queimar gordura. Lembre-se da frase “no pain no gain”. É preciso dedicação à atividade física para, não apenas emagrecer, como também definir a musculatura e evitar a flacidez.
Existem alguns exercícios que são específicos para quem deseja queimar a gordura abdominal, como os já famosos “burpees”, onde a passa da posição de prancha para um salto alto com as mãos para cima. No entanto, para que essas atividades sejam efetivas e realmente eficazes é preciso contar com a ajuda de um profissional, que oriente e ajude a conquistar os seus objetivos específicos e de acordo com as suas características corporais.
Exercícios como corrida, caminhada e atividades de cardio são muito indicados para a perda de peso de forma geral e, por consequência, também ajudam muito a perder a gordura acumulada na região da barriga. Não deixe que consultar um profissional para tornar seus treinos mais eficazes.
Dica 4: Faça exercícios específicos para o abdómen
Os famosos e temidos abdominais são muito importantes, principalmente para que conquiste uma barriga bonita e afaste de vez qualquer chance de flacidez. Existem dezenas de variações de abdominais e cada um dos exercícios focam uma parte específica do seu abdómen.
Para ter uma ideia do que estamos falando, alguns exercícios abdominais ajudam a afinar a cintura, algo que muitas mulheres desejam.
Mais uma vez, não deixe de consultar um profissional para realizar exercícios específicos e mais eficazes para o seu biótipo. Lembre-se que cada organismo reage de uma forma diferente aos estímulos e apenas um profissional saberá tirar o melhor de si.
Saiba mais sobre os SUPLEMENTOS ALIMENTARES INTELIGENTES na loja online e usufrua de todas as vantagens.
Tem dúvidas sobre os suplementos alimentares Newfood®?
Quer saber mais sobre como melhorar a sua saúde no dia a dia?
Envie um e-mail para info@newfood.pt e os nossos especialistas terão todo o prazer em ajudar. Se necessário, podem até aconselhar um dos profissionais de saúde que compõem a nossa rede exclusiva de Embaixadores Profissionais.
Conhece um amigo ou amiga a quem este artigo pode ajudar?
Muito simples, basta partilhar.